Unimed-BH abre unidade diferenciada de saúde em Contagem

Clientes da Cooperativa passam a contar com unidade que reúne Pronto-Atendimento, Centro de Promoção da Saúde e Centro de Radiologia e Exames, capaz de realizar mais de 31 mil atendimentos/mês

Já está funcionando a primeira unidade mista de saúde da Unimed-BH em Contagem. O empreendimento traz um conceito diferenciado de atenção à saúde, reunindo os serviços convencionais de consultas médicas e atendimento de urgência e emergência à lógica de promoção da saúde e prevenção de doenças. O novo espaço, localizado em uma área privilegiada com sete mil metros quadrados, possui um Pronto-Atendimento (PA), com capacidade para até 12 mil atendimentos/mês; um Centro de Promoção da Saúde (CPS), preparado para 19 mil atendimentos/mês, e um Centro de Radiologia e Exames.
O município de Contagem tem a segunda maior população dentro da área de atuação da Unimed-BH e representa um contingente de mais de 90 mil clientes e cerca de 20 mil empresas. Cerca de 370 profissionais trabalham na nova unidade em Contagem, entre médicos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos e pessoal administrativo.
Para Helton Freitas, diretor-presidente da Unimed-BH, a unidade mista de saúde vem para ampliar a capacidade de atendimento, fortalecer a rede de serviços de saúde na região de Contagem, além de assegurar aos clientes um sistema de saúde que conte com uma rede de serviços integrada, abrangente e qualificada. “Queremos assegurar, de forma organizada, a atenção ao cliente de acordo com suas necessidades específicas e tornar seu percurso assistencial mais efetivo, com melhores resultados“, afirma Helton Freitas.

O projeto arquitetônico permitiu a integração entre os três serviços: Pronto-Atendimento, Centro de Promoção da Saúde e o Centro de Radiologia e Exames, garantindo instalações modernas e o máximo conforto aos clientes. “O pronto-atendimento é preparado para urgências e emergências de pequena e média complexidade. Em situações mais graves, o cliente receberá o primeiro atendimento e, depois, será encaminhado a um dos nossos hospitais da rede credenciada pelo serviço de ambulância da própria Unimed, que tem uma base na unidade em Contagem”, completa Adebal de Andrade Filho, superintendente de Serviços Próprios da Unimed-BH.

Em 2009, a Unimed-BH manteve seus investimentos estruturantes, tanto na rede de serviços próprios e na qualificação da rede credenciada, quanto em tecnologia de informação. A unidade Unimed em Contagem conta com o novo prontuário médico eletrônico, desenvolvido pela empresa portuguesa Alert. O software permite que o histórico de atendimento do paciente seja acessado pelo próximo médico que o atender, seja no CPS, no PA ou em outra unidade da rede própria que utilizar o prontuário. A segurança da informação clínica é garantida devido ao rigoroso controle autorizado por meio de impressão digital dos usuários e da identificação dos pacientes por meio de fotografia digital.

Dentro da estratégia de consolidação de uma rede própria de serviços, três novas unidades são entregues neste ano. Além de um Núcleo de Atenção à Saúde, espaço com foco em consultas eletivas e capacidade para até 9 mil atendimentos mensais, inaugurado em abril e desta unidade mista em Contagem, a Unimed-BH ainda prevê, para o segundo semestre de 2009, o início da operação do Hospital Unimed, com 250 leitos. Ele foi projetado para ser o mais completo centro de atendimento a urgências e emergências de alta complexidade da rede hospitalar privada de Minas Gerais.

Deixe um comentrio