Como continuar com o plano de saúde após a demissão ou aposentadoria

Atualizando | Janeiro de 2016: A ANS lançou uma cartilha com informações importantes para os consumidores que desejarem manter o plano de saúde oferecido pela empresa quando forem se aposentar ou nos casos de demissão sem justa causa. Clique aqui e confira!

Devido ao grande acesso e a quantidade de duvidas no post como manter o plano de saúde após demissão ou aposentadoria. Para facilitar o entendimento dos leitores, decidi criar um novo post, incluindo o artigo 30 e 31 da lei 9656/98, que aborda o assunto em questão.

Dica: Fique de olho no prazo de solicitação, que é de 30 dias após a data demissão. Faça a mesma por escrito e solicite o protocolo de recebimento.

Se houver desrespeito à esta norma, procure defensoria pública ou um profissional jurídico. Seu direito deve ser respeitado.

Segue o artigo 30 e 31 da lei 9656/98.

Art. 30. Ao consumidor que contribuir para produtos de que tratam o inciso I e o § 1º do art. 1º desta Lei, em decorrência de vínculo empregatício, no caso de rescisão ou exoneração do contrato de trbalho sem justa causa, é assegurado o direito de manter sua condição de beneficiário, nas mesmas condições de cobertuira asistencial de que gozava quando da vigência do contrato de trabalho, desde que assuma o seu pagamento integral.

§ 1o O período de manutenção da condição de beneficiário a que se refere o caput será de um terço do tempo de permanência nos produtos de que tratam o inciso I e o § 1º do art. 1º desta Lei, ou sucessores, com um mínimo assegurado de seis meses e um máximo de vinte e quatro meses.

§ 2o A manutenção de que trata este artigo é extensiva, obrigatoriamente, a todo o grupo familiar inscrito quando da vigência do contrato de trabalho.

§ 3o Em caso de morte do titular, o direito de permanência é assegurado aos dependentes cobertos pelo plano ou seguro privado coletivo de assistência à saúde, nos termos do disposto neste artigo.

§ 4o O direito assegurado neste artigo não exclui vantagens obtidas pelos empregados decorrentes de negociações coletivas de trabalho.

§ 5º A condição prevista no caput deste artigo deixará de existir quando da admissão do consumidor titular em novo emprego.

§ 6º Nos planos coletivos custeados integralmente pela empresa, não é considerada contribuição a co-participação do consumidor, única e exclusivamente, em procedimentos, como fator de moderação, na utilização dos serviços de assistência médica ou hospitalar.

Art. 31. Ao aposentado que contribuir para produtos de que tratam o inciso I e o § 1º do art. 1º desta Lei, em decorrência de vínculo empregatício, pelo prazo mínimo de dez anos, é assegurado o direito de manutenção como beneficiário, nas mesmas condições de cobertura assistencial de que gozava quando da vigência do contrato de trabalho, desde que assuma o seu pagamento integral.

§ 1o Ao aposentado que contribuir para planos coletivos de assistência à saúde por período inferior ao estabelecido no caput é assegurado o direito de manutenção como beneficiário, à razão de um ano para cada ano de contribuição, desde que assuma o pagamento integral do mesmo.

§ 2o Para gozo do direito assegurado neste artigo, observar-se-ão as mesmas condições estabelecidas nos §§ 2º, 3º, 4º, 5º e 6º do artigo anterior.

Fonte: ANS

Não deixe de fazer o seu comentário. A sua duvida ou seu esclarecimento a respeito, pode ajudar outras pessoas.

410comentrios para “Como continuar com o plano de saúde após a demissão ou aposentadoria”

  1. Kleber disse:

    Olá fui demitido no dia 11 de Maio agora .quero continuar com o plano eu e meus dependentes, como faço tenho direito ou tenho que pagar como faço?

  2. sineia disse:

    meu marido saiu da empresa e ficamos com o plano de saúde, porém está vencendo o contrato e eu estou gravida, a operadora não me deu opção de portabilidade para continuar com o plano, entrei no site e fiz uma pesquisa no guia da ANS e só tem uma opção para eu fazer a portabilidade porém o plano de destino está suspenso em todas as maternidades na minha região, nesse caso tem como eu continuar com o plano até o final da gravidez já que não tenho opção de portabilidade para outra operadora e nem para a mesma operadora?

  3. Larissa disse:

    Bom dia. Eu pedi demissão da empresa, pelo que pesquisei, não tenho direito a permanecer com o plano de saúde nesse caso, porém ele vai permanecer ativo por 30 dias ainda? Ou no momento em que entreguei a carta de demissão, ele já estará inativo para meu uso?

  4. Rafael Coelho disse:

    Olá.

    Eu estou na seguinte situação…

    Eu sai da empresa e aderi o plano de continuidade, porém o contrato vai vencer mês que vem, e minha filha foi diagnosticada com Atresia Pulmonar c/ CIV, e já era para ela ter sido operada, mas aparenta que o plano está enrolando para que meu plano acabe sem que ela faça a cirurgia.

    Recebi uma carta do convênio informando que eu poderia mudar para qualquer plano e pelo que entendi da carta pode ser até de outra empresa que eu não perderia a carência, desde que, eu faça isso antes do término do contrato.

    Em contato com a central do convênio eles disseram para desconsiderar esta carta!

    • Prezado Rafael, boa tarde!

      Sugiro dirigir-se ao plano de saúde em posse desta carta, na tentativa de contratar o produto individual da mesma operadora com isenção de carência.

      Posso afirmar que não será possível contratar outro plano de saúde com aproveitamento integral de carências do produto atual.

      Espero tê-lo ajudado.

      Atenciosamente,

      Rota Seguros

  5. Rodrigo Branco disse:

    Bom dia. Meu caso é um diferente.

    SOu funcionário Público. Temos uma associação, a qual firmou convênio com a Unimed. O plano de saúde com desconto em folha, não pode ser de outro modo. Não há contrapartida do meu órgão. Pago-o integralmente.
    Caso eu peça exoneração do cargo, é possível manter o plano? De acordo com a associação, não. Mas, tenho minhas dúvidas. ALém do mais, é extremamente vantajoso este plano, pois a mensalidade é muito baixa devido ao convênio.

  6. Regina disse:

    Fui demitida gravida mas nao sabia, eu posso ter o convenio medico de volta? Pois a empresa deve fazer a minha reintegraçao ou me indenizara ate o 5 mes apos parto!!

  7. Ray Lima disse:

    Olá boa tarde, parabéns pelo conteúdo,eu gostaria saber no meu caso eu trabalho 8 anos em uma empresa, sempre arquei com uma parte do convênio ofertado pela empresa, porém nesses 8 anos a empresa já mudou de convênio umas 4 vezes, mais uns 2 anos devo me apresentar por tempo de contribuição junto ao INSS… eu pretendo continuar com o convênio,vou direto em permanecer com o convênio?? Por quanto tempo?? Desde já eu agradeço.

    • Rota Seguros disse:

      Bom dia, Ray.

      Agradecemos seu feedback.

      Se o pagamento do plano não for apenas das coparticipações, mas uma parte da mensalidade mesmo, você tem direito em continuar no plano após a aposentadoria.

      Confira a explicação da Cartilha da ANS:

      Poderá permanecer no plano por um ano para cada ano em que ficou vinculado ao plano de saúde da empresa.
      Se o período que ficou vinculado ao plano for inferior a um ano, o direito será equivalente ao mesmo tempo em que ficou vinculado e contribuindo para o pagamento do plano.
      Exemplo 1: o trabalhador ficou cinco anos pagando pelo plano. Poderá ficar com o plano por cinco anos após se aposentar.
      Exemplo 2: o trabalhador ficou 10 meses pagando pelo plano. Poderá permanecer com o plano por 10 meses.

      Para mais informações: Disque ANS
      0800 701 9656

      Agradecemos sua pergunta.

  8. Enoque Peixoto disse:

    Olá!

    Conteúdo muito bem explicado mas ainda fiquei com uma dúvida. Minha esposa foi desligada da empresa dia 17.01.18, o que devo solicitar na empresa que trabalho para coloca-la como minha dependente e que a mesma não inicie com a carência? Pois a mesma já tinha o plano ha 5 anos.

    • Rota Seguros disse:

      Boa tarde, Enoque.

      Você precisa verificar no RH da sua empresa quais documentos são necessários e se é possível que sua esposa entre sem carência no plano de saúde.
      Conforme o contrato que a empresa fez com a Operadora de Saúde.

      Agradecemos sua pergunta.

  9. Amanda disse:

    Boa noite, você quer dizer que para eu continuar com o plano eu teria que pagar ele todo, meu do meu esposo e da minha filha?

    • Rota Seguros disse:

      Boa tarde, Amanda.

      “O beneficiário de plano de saúde coletivo empresarial demitido ou exonerado sem justa causa ou que decidiu se aposentar TEM DIREITO a manter o plano de saúde oferecido pela empresa se contribuiu mensalmente para o pagamento do plano de saúde contratado…”

      Se ficar com dúvida, você pode entrar em contato com a ANS. Disque ANS: 0800 701 9656.

      Agradecemos sua pergunta.

  10. José Borsolan disse:

    Bom dia, sou aposentado e fui demitido dia 08/01/18 e tenho meu plano de saúde a mais 30 anos e estou passando por um problema crônico na coluna. Gostaria de saber como devo fazer para continuar pagando mesmo valor do plano de saúde que pagava pela empresa onde trabalhava. Obrigado.

    • Rota Seguros disse:

      Boa tarde, José.

      Você tem um mês para procurar o RH da sua empresa e comunicar o desejo em permanecer no plano de saúde.
      E terá o direito caso tenha sido demitido sem justa causa e se contribuía com as mensalidades do plano, as coparticipações não contam.

      Agradecemos sua pergunta.

  11. Maria Ariane disse:

    Boa Noite, estou grávida se eu pedir pra sair da empresa tenho direito de permanecer no plano?

    • Rota Seguros disse:

      Bom dia, Maria Ariane.

      O direito em permanecer no plano acontece quando o funcionário é demitido sem justa causa e também, contribuía com o pagamento da mensalidade do plano de saúde.

      Agradecemos sua pergunta.

  12. Sandoval disse:

    Trabelhei numa empresa por 15 anos, tinha plano de saúde sair da empresa em 2002. Hoje estou aposentado posso tentar reaver o plano devido ao tempo que fiquei pagando?

  13. edson celestino de brito disse:

    fui demitido 8 de novembro de 2017 tinha plano vitallis integral,esse plano ainda vale por quanto tempo

    • Rota Seguros disse:

      Boa tarde, Edson.

      Você tem um mês após a demissão sem justa causa para informar se continua ou não no plano de saúde.
      Porém era preciso contribuir com as mensalidades do plano para ter essa opção de continuidade e assumir integralmente os valores, após a escolha em permanecer com o mesmo.

      Agradecemos sua pergunta.

  14. Erisvania disse:

    Boa noite tenho plano unimed da minha mãe desde 01/07/2008 hoje 04/10/207 eles cortaram mais de 15 pessoas maior que 21 anos eu tenho 23 e fui cortada não posso ser dependente Dela, só que estou grávida de 24 semanas queria saber se posso ir na própria unimed e fazer o mesmo plano só que pela unimed e continuar com a carência ?? Pra não precisa esperar os 10 mês de carência pq minha filha nasce em janeiro já

  15. Chris disse:

    Bom Dia, eu não pago meu plano ele é totalmente custeado pela empresa, mas o da minha filha eu pago, sendo assim como eu não pago eu tenho direito de continuar com o plano de saúde ? meu plano é paraná clinicas …

  16. Kelly disse:

    Boa noite!

    Meu esposo foi desligado da empresa no mês 05/2017 sem justa causa,porém no dia do desligamento a empresa pegou a carteirinha do convênio não informando que o plano continuaria ativo, como não sabíamos que por lei eles não podem cancelar o plano, paramos de usar, mês 06/2017 resolvi ligar no plano por curiosidade já que a minha carteirinha e a do nosso filho ficou comigo, o plano está ativo, fiquei espantada porque havia cancelado consultas na época que o meu marido foi desligado… retomei as consultas e agora vou passar por cirurgia…
    Queremos continuar com o plano como devemos proceder?

  17. Deborah da Silva disse:

    Boa noite meu nome é Deborah, tenho convênio empresarial Unimed Fácil, porém vou ser demitida no próximo mês pois à empresa está indo embora para outro local, queria saber como faço pra continuar com o plano pois passei por um cirurgia Bariátrica à nove meses e não queria perder o plano, me ajudem por favor.

  18. Deborah da Silva Coelho disse:

    Boa noite meu nome é Deborah, tenho convênio empresarial Unimed Fácil, porém vou ser demitida no próximo mês pois à empresa está indo embora para outro local, queria saber como faço pra continuar com o plano pois passei por um cirurgia Bariátrica à nove meses e não queria perder o plano, me ajudem por favor.

  19. Luciana R. de Oliveira Benicio disse:

    Minha mãe era minha dependente desde 2013 no plano de saúde da empresa a qual trabalho a 10 anos. Agora me transferiram internamente, e informaram que o plano de saúde deixa de ser unimed bh e passa a ser unimed seguros e me informaram que ela não tem mais direito ao plano. Gostaria de saber se eu consigo manter o plano oferecido pela empresa assumindo o valor integral. Obs.: minha mãe tem 73 anos e a maioria dos planos se recusam a fazer um plano individual.

  20. Camila Nascimento disse:

    Boa noite!
    Meu marido foi desligado da empresa e informado que o convênio pode ser utilizado até 05/09/17. Na semana seguinte da demissão descobri que estou grávida.
    O convênio dele sempre foi pago integralmente pela empresa e há pouco começou a co-participação.
    A médica me solicitou exames e o convênio mandou para auditoria e está demorando para liberar. Pode ser por ele ter sido desligado?
    Ao contatar o convênio para informações sobre como continuar com o plano disseram que eles trabalham apenas com plano empresarial.
    Como funciona nesse caso para eu migrar para outra empresa já estando grávida, em relação à carências?

    Obrigada

    • Rota Seguros disse:

      Bom dia, Camila.

      Bom dia, Sandra.

      A médica me solicitou exames e o convênio mandou para auditoria e está demorando para liberar. Pode ser por ele ter sido desligado?
      Você pode entrar em contato com a ANS para tirar sua dúvida. DISQUE ANS 0800 7019656

      Em relação as carências, as operadoras só cobrem parto após 10 meses de planos. Planos empresariais acima de 30 vidas não possuem carência, apenas para doenças pré-existentes.

      Agradecemos sua pergunta.

  21. Ivoneide nascimento da Silveira disse:

    Bom dia,
    Era funcionária de uma determinada empresa a dez anos e fui demitida é meu filho e eu tínhamos o plano de saúde da Hapvida. É gostaríamos de continuar​ o que fazer e se vou pagar o mesmo valor que eu pagava pra os dois ou vai pagar pra um so. O que fazer?

  22. Helton Guerra disse:

    Gostaria de saber como ficará a situação dos aposentados após a lei dá terceirização, pois a empresa não terá mais empregados físicos.
    Grato

  23. stela disse:

    Ola, sou aposentada com direito ao plano medico vitalicio pela Bradesco Saude,. Agora a empresa mudou convenio dos funcionarios, da Bradesco Saude para o convenio Sul America. Legalmente, o que devo fazer, permanecer na carteira da Bradesco Saude ou devo migrar junto com a empresa para a Sul America. Obrigada

  24. Tatiane disse:

    Qual a carência do plano apos o deligamento do funcionário da empresa?

  25. CARLOS ALBERTO GOMES disse:

    Sou aposentado fazendo parte do Plano pela Empresa mas, o contrato da Enpresa com a Amil se encerrou e na negociação com novo Plano Unimed, o valor a ser pago por mim ficou muito alto por ser eu, o unico funcionario aposentado e com 65 anos. Desta forma desisti pois não pude arcar com os pagtºs mensais. Este processo foi correto ou posso reindivicar algo ???.

  26. Nelson Marques dos Santos Junior disse:

    Socorro! Desde 01/01/2011 faço parte um plano de saúde (Unimed Cruzeiro) da empresa na qual fui dispensado em 27/01/17. Tenho algumas dúvidas:
    1°- Aviso prévio será indenizado – Os trinta dias para solicitar a permanência serão contabilizados a partir de 27/01 ou 26/02?
    2°- A Empresa irá alterar o convenio em 29/02 (quando vence o atual e talvez renove ou troque operadora) – Ficarei no convenio antigo ou farei parte no novo grupo?
    3°-No demonstrativo a descrição vinha com valor simbólico.- Isso configura coparticipação? Evidencia o direito à permanência?
    Raras vezes consegui utilizar por se tratar de um convenio com intercâmbio e não ter conhecimento à rede de atendimentos em minha localidade.
    Sinto que estou com problemas de coluna ou nervo ciático e por isso estou aflito Estava esperando resolverem a questão do convenio (que ninguém esta conseguindo usar direito) para averiguar isso e outras queixas menores.
    Mas na situação atual. Melhor ter um convenio ruim do que nenhum.
    Desde já,
    Muito Obrigado!

  27. Nelson Marques dos Santos Junior disse:

    Socorro! Desde 01/01/2011 faço parte um plano de saúde da empresa na qual fui dispensado em 27/01/17. Tenho algumas dúvidas:
    Aviso prévio será indenizado – os trinta dias serão contabilizados a partir de 27/01 ou 26/02?
    Empresa irá alterar o convenio em 29/02 (quando vence o atual e talvez renove ou troque operadora) – Ficarei no convenio antigo ou farei parte no novo grupo)
    No demonstrativo a descrição vinha com valor simbólico.- Isso configura coparticipação? Evidencia o direito à permanência?

  28. Antonio Campanharo disse:

    Trabalhei em uma empresa por 42 anos lá me aposentei e contribui com plano de saúde por mais de 15 anos, após meu desligamento e janeiro de 2014 permaneci no plano e custeando a minha parte e a do empregador, isso até o mês de fevereiro de 2016.
    A partir dai a empresa ficou inadimplente com o plano até o rompimento do contrato. hoje a empresa está em recuperação judicial e está firmando um novo contrato com a mesma operadora.O RH da empresa me disse que o plano não vai assumir os casos igual ao meu.
    Minha pergunta: Tenho direito de ser incluso no novo contrato com os mesmos direitos? Se tiver, com quem devo discutir o assunto com a empresa que eu trabalhava ou com o plano de saúde?

  29. Maria da graça disse:

    Eu já me aposentei e já fiz 10 anos de empresa. Eu sainda dessa empresa e se for para outra perco o plano mesmo que a presa não tenha plano de saúde para me oferecer???

    • Rota Seguros disse:

      Boa tarde, Maria da Graça.

      Segundo a cartilha da ANS:
      A permanência de ex-empregados em plano de saúde coletivo empresarial pode acabar:
      – Se o beneficiário for admitido em novo emprego que possibilite o ingresso em
      novo plano de saúde;

      Caso a sua dúvida permaneça, você pode entrar em contato com a ANS. DISQUE ANS 0800 7019656

      Agradecemos sua pergunta.

  30. CELSO MESSIAS DE OLIVEIRA disse:

    Bom dia!
    fiz o desligamento do plano odontoprev empresa do meu filho e esposa, em dezembro. Ainda tenho carencia de utilização em janeiro?

    • Rota Seguros disse:

      Boa tarde, Celso.

      Você pode entrar em contato com o RH da sua empresa ou com o Plano Odontoprev, pelo número: 0800 702 9000.

      Agradecemos sua pergunta.

  31. EDUARDO disse:

    Queria saber o seguinte minha esposa foi demitida do emprego em abril e ficou gravida apos ter sido demitida, o convenio medico dela disse que somente cobrirá ate o mês de novembro, o que posso fazer ?

  32. Cris disse:

    Trabalhei 2 anos quanto tempo posso permanecer no convênio médico?? Porque mesmo eu arcando com 100%do plano a empresa está me pressionando a cancelar…estou morrendo de medo deles cancelarem porque estou com meu filho de menor operado precisando do plano

  33. Tarcisio disse:

    Trabalhei em uma empresa 27 anos. Aposentei em 2011, e desliguei-me em 04/2015. Devido a aposentadoria ter ocorrido na empresa, ganhei a opção de continuar no plano medico Unimed para Inativos, com tempo indeterminado e com as mesmas clausulas, pagando a minha parte do plano através de boletos que recebo mensalmente. Minha dúvida ! Caso eu abra uma empresa e me torne autônomo, ou seja registrado em outra empresa que possua plano de saúde para seus funcionários, mesmo não aderindo ao plano oferecido pela empresa, corro o risco de ser penalizado pela perda do meu plano antigo. Preciso trabalhar ! Isso não seria uma discriminação com os aposentados, poderia entrar com uma Liminar para esta situação ?

  34. wagner motta disse:

    Trabalhei 40 anos na mesma empresa ate me aposentar antes de ser demitido pedi para continuar com o convenio escrevi uma carta e entreguei no dp da empresa fui manda embora e tive o convenio durante um ano ate que em uma consulta descobri que nao tinha mais convenio isso tem 3 anos tenhonvenio de volta,o direito ainda preciso muito de ter meu convenio de vlta oque fazer

  35. Christine disse:

    Bom dia
    Trabalho numa empresa ha 1 ano e 3 meses onde tenho o convênio médico, tô fzd tratamento do reumatismo pela empresa e como estou em crise frequente gostaria de saber qual meu direito em caso de ser mandada embora já que entrego mts atestados? Se posso continuar com o convênio e continuar a fazer o tratamento já que meu convênio é co participativo?
    Obs: já tinha reumatismo antes de entrar na empresa mas não estava em crise.
    Aguardo uma orientação.
    Obrigada

  36. Aldemiro disse:

    Boa tarde;

    Trabalhei 35 anos em uma empresa que sempre ofereceu plano saúde para todos funcionários,mas para função de Diretoria e Gerência tinha a opção de um plano de melhor padrão, fui promovido e optei pela mudança, fui desligado sem justa causa 3 anos depois; pergunta: eu tenho o não o direito de utilizar a opção de vitalicio já que estou aposentado pela mesma empresa desde o ano de 1998 ! Segundo a empresa eu só tenho o direito dos 24 meses.

    Desde já agradeço muito pela ajuda.

    • Rota Seguros disse:

      Boa tarde, Aldemiro.

      Favor entrar em contato com a ANS para tirar sua dúvida.
      DISQUE ANS 0800 7019656

      Agradecemos sua pergunta.

  37. Rota Seguros disse:

    Boa tarde, Carlos.

    Favor entrar em contato com a ANS para tirar sua dúvida.
    DISQUE ANS 0800 7019656

    Agradecemos sua pergunta.

  38. Adoniran Horacio disse:

    Boa noite!

    Fui desligado da empresa em que trabalhava, optei por continuar no plano pois minha esposa precisa de acompanhamento médico, era descontado um valor x no meu holerite, porem ao optar pela continuidade foi apresentado um valor quase 6x maior, sendo agora um plano individual. A cartilha da ans e as informações que procurei são insuficientes em esclarecimento. O que devo pagar, o que era descontado no holerite ou o valor que foi apresentado agora, em que o meu plano se torna individual. As informações são divergentes para este assunto. Grato.

    • Rota Seguros disse:

      Boa tarde, Adoniran.

      Você deve assumir o valor integral do Plano de Saúde, o valor descontado + o valor pago pela empresa.

      Agradecemos sua pergunta.

  39. Carlos Eduardo disse:

    Bom dia !

    Gostaria de informações referente a empresa que eu trabalho está pedindo rescisão do contrato de seguro saúde com a Caixa Seguros.
    Minha esposa está gravida e com tratamento de em andamento, prazo previsto para o término do contrato é de 31/07/2016, o parto está previsto para setembro de 2016.
    Pergunta:
    Pode acontecer rescisão de contrato com esse tipo de tratamento em andamento? existe alguma lei que permite o funcionário manter o plano de saúde ?

    Muito Obrigado,
    Carlos Eduardo

  40. Aguinaldo Nilto Maurício disse:

    Trabalho numa empresa que tem um plano de saúde mais vai mudar minha mulher está gravida é tá perto de ter posso continuar com plano.que nos já estamos o outro plano não à ceita em lugar nem um

    • Rota Seguros disse:

      Boa tarde, Aguinaldo.

      Favor entrar em contato com a ANS para tirar sua dúvida.
      DISQUE ANS 0800 7019656

      Agradecemos sua pergunta.

  41. Gustavo disse:

    Eu tenho cinco meses q sai da empresa q eu trabalhei mais eu não sabia que eu tinha direito no plano de saude como que eu fasso ágora? Foi sem justa causa

    • Rota Seguros disse:

      Bom dia, Gustavo.

      Segundo a cartilha da ANS, o beneficiário terá 30 dias para informar se deseja ou não ficar no plano.

      Agradecemos sua pergunta.

  42. Rose Mary da Silva ferreira disse:

    Meu marido foi demitido da empresa e permanecemos com o plano durante 25 dias, logo após foi cortado. Entramos em contato com o plano pra continuarmos e o msm disse não ser possível, estou grávida e não aceitaram a carta de carência para migração para um plano pra pessoa física. Isso procede?

  43. Marciela disse:

    Meu marido foi demitido e eu estou no meio de um tratamento médico e logo farei uma cirurgia cardíaca… Gostaria de saber o que devo fazer para continuar com o plano de saúde?!?!

  44. sonia dutra disse:

    Por favor preciso de uma orientação;
    Fui demitida da empresa em que trabalhava, tenho 56 anos, mantiveram o plano por 6 meses após a demissão. Estou aposentada,6 meses é o tempo máximo para me manterem no plano, como me informar dos direitos para continuar com o plano ?

  45. fabiano disse:

    Boa noite tenho um plano da amil por mais de 2 anos de continuidade após a demissão, gostaria de saber se o convênio que envia uma proposta de permanencia ou eu que devo procurar o convênio.

    • Rota Seguros disse:

      Bom dia, Fabiano.

      Período que poderá permanecer no plano da empresa após tornar-se ex-empregado?
      Poderá permanecer no plano o equivalente a 1/3 do tempo total de pagamento do plano de saúde, sendo o mínimo de seis meses e o máximo de dois anos.

      Se você já completou os dois anos, então terminou o prazo de permanência no plano.
      Você pode entrar em contato com a operadora para obter mais informações.

      Agradecemos sua pergunta.

  46. Camila disse:

    Boa tarde.
    Fui demitida e obtive a continuidade do plano pelo prazo de 24meses;porém o plano solicitou que preciso apresentar minha carteira de trabalho a cada 3meses porque não posso voltar a trabalhar com carteira assinada senão perco o plano de saúde,porém se passou 8meses que pago as mensalidades contratada do mesmo e preciso voltar a trabalhar com registro mas ao estar em tratamento medico e necessitando da continuação gostaria de orientação de como fazer para continuar no plano até o prazo desses 24 meses mesmo voltando a trabalhar em novo emprego?

  47. fernando martinez disse:

    Existe um modelo próprio para solicitar a continuidade no plano de saúde ,após demissão sem justa causa e já aposentado.

    Onde encontrar o modelo.

    Obrigado.

    • Rota Seguros disse:

      Bom dia, Fernando.

      Cada operadora tem a sua própria carta de solicitação.
      O Rh da empresa faz a solicitação do modelo para o Plano de Saúde.

      Caso você ainda permaneça com alguma dúvida, pode entrar em contato com o nosso setor de pós-vendas.
      Pós-vendas Rota Seguros: (31) 3279-8009 | (31) 98446-5489 – WhatsApp

      Agradecemos sua pergunta.

  48. fernando martinez disse:

    Fui demitido mais já estou aposentado trabalhei na empresa 34 anos , só pago co participação ,não pago mensalidade tenho direito de pedir a continuidade no plano?

  49. fernando martinez disse:

    bom dia , fui demitido sem justa causa , tenho um prazo a partir da demissão de 30 dias para solicitar a minha manutenção no plano,onde consigo o modelo da carta de solicitação?

  50. Gilson Ferreira de Araujo disse:

    Fui demitido sem justa causa dia 12/01/16, a empresa disse que não posso pleitear a continuação com o plano, pois eu não era descontado. Como titular não descontava nada, mas descontava dos dependentes. Minha filha era dependente e está grávida de 7 meses, eu tenho direito de pedir a continuidade do plano?

  51. gisele disse:

    Olá!a solicitação da Continuidade do plano é feita pela empresa? Estando em período de aviso qual o prazo para se manifestar? O empregado mesmo nesse período tem q avisar ao rh? Posso entrar em contato com a Amil após a homologação? Qual a documentação necessária?Em caso de novo emprego temporário perde o direito?

  52. mario t. lutfi disse:

    Bom dia
    Pedi demissão do cargo de gerente que ocupo na empresa, como parte de um acordo interno. Quero pleitear a continuidade do plano de saude mas a lei 9656 fala em demissão ou exoneraão sem justa causa. No meu caso, foi demissão, MAS, sou aposentado ( sou aposentado mas continuei trabalhando com registro em carteira ) e pelo que entendi, a lei prevê a continuidade do plano para aposentados. Contribuo há mais de 10 anos.
    Meu entendimento está correto ? Muito obrigado

  53. Maria disse:

    Boa tarde. Recentemente me aposentei e estou pleiteando a permanência no plano empresarial (art. 31 acima), porém gostaria de mudar para uma cobertura de menor valor. Sei que a lei me garante cobertura nas mesmas condições, mas posso exigir a migração para um plano da mesma empresa, porém mais barato? Esclareço que eu assumiria o pagamento integral e esse plano menor faz parte do convênio com meu antigo órgão empregador.

  54. mauriceia disse:

    Tenho um plano empresa da Amil medial 400e, só que fui demitida e a empresa trocou de plano como faço para ter este mesmo plano sem perder a carência e o mesmo numero da carteirinha. pois gostaria de continuar com ele dependendo das condições.

  55. Nubia Maria Vieira de Souza disse:

    Sou funcionaria de uma empresa a 20 anos dia 14/11/2015 completo 29 anos de contribuição . Minha função está sendo centralizada e possívelmente posso ser demitida. Preciso saber se tenho direito ao plano de saúde durante o aviso previo, estou preocupada porque faço tratamento a mais de dois anos com psiquiatra e acompanhamento com o neurocirurgião porque fiz duas embolização cerebral .

    Aguardo retorno

    Núbia Maria

  56. ana disse:

    Bom dia saí da empresa em Maio. Continuei com o plano. Trabalhei na empresa por 28 meses e vou ficar com o plano até dezembro, Mas queria continuar por mais tempo é possível?

  57. aline disse:

    Eu entrei com recisao direta mais até hoje não deram baixa na minha Carteira temho direito a outra carteirinha do plano ?

  58. Marcos Antonio disse:

    Bom dia

    Trabalho em um empresa a 12 anos, e neste tempo paguei, parcial, por um plano de saúde, me aposentei mas continuo na ativa. Esta empresa, onde trabalho, esta de mudança de cidade e não pretendo ir, sei que nas minhas condições ja teria o direito de permanecer com o plano de saúde atual, desde que pagando a parte da empresa, mas minha dúvida é o seguinte:A partir do momento que conseguir outro emprego eu perco esta condição, mas se no meu novo emprego a empresa não oferecer plano de saúde?, e se ela tiver plano de saúde posso fazer portabilidade?
    Grato
    Marcos Antonio

  59. Ricardo disse:

    Boa tarde!
    Fui demitido demitido e gostaria de saber se tenho o direito de utilizar o plano de saúde por quanto tempo? Plano Coletivo.

  60. lourival disse:

    fui demitido e continuei com o plano para mim e meus dependentes,que me deram 17 meses.só que o plano acabou faliu sei la fui marcar consulta e simplesmente disseram que acabou.to tentando resolvei faz 16 dias e ninguem sabe de nada nem no plano conmed nem na empresa sankyu.minha esposa esta gravida eoutros planos não aceita (carencia)toda vez eles falam que estao resolvendo mas nunca resolve.justamente agora que mais precisamos do plano.o que devo fazer?

  61. cristiane disse:

    Boa noite
    Meu marido foi demitido da empresa dia 17/08/15 e temos um plano hospitalar e gostaria de saber quanto tempo eu posso usar ainda o plano de saúde.
    Aguardo seu retorno

    Att
    Cristiane

  62. Antonio Aparecido Jacob disse:

    Meu Pai faleceu em 2010, tinha plano de saúde de aposentado da empresa onde trabalhava, que pagava a mais de 20 anos. Minha Mãe era sua dependente nesse plano, na época os dois juntos pagavam uns R$ 350,00.
    No falecimento do meu Pai, minha mãe foi beneficiada em continuar com o plano por mais 5 anos sem custo. Agora em 2015 vai vencer os 5 anos, procuramos a operadora do convênio e nos alegaram que temos que fazer um plano Particular ( sem carência ) mas a um custo de R$ 1.000,00. Temos direito em continuar pagando o plano com base no valor que pagávamos a 5 anos atrás?

  63. Gleison disse:

    Meu plano era co participação minha esposa marcou cirurgia mas fui demitido falarão que eu não podia fica com plano falei que me responsabilizava por tudo faraó que não podia porque era co participação oque Fasso?

  64. sonia regina menino disse:

    Gostei muito das respostas aqui deixadas, por isso mandei uma mensagem. Espero ansiosa a resposta, Grata!!!!

  65. ANTONIO PEREIRA disse:

    trabalhei por 15 anos no supermercado pão de açúcar e me aposentei faz 01 ano, mas continuei a trabalhar na mesma firma. Mas,a empresa trocou de operadora de plano de saúde a uns 03 meses.
    Nunca foi descontado de mim e da minha mulher nenhum valor da mensalidade do plano de saúde. Só, que faz 01 mês, fui dispensado do grupo pão de açúcar e falaram que eu,e minha mulher não tínhamos mais direito do plano, porque era um plano novo e também porque não pagava nada pelo plano.
    Gostaria de informação se posso continuar tendo direito ao plano da empresa, mesmo não pagando mensalidade.
    Grato, e fico no aguardo de uma orientação.

  66. simone disse:

    Oi, tenho uma grande dúvida, devido a crise econômica a empresa fechou e os poucos funcionários que ficaram passaram para outra empresa do grupo, com isso na carteira de trabalho foi apenas uma transferência de registro não houve uma rescisão. Porém a empresa nova oferece um plano por co_participação e por está razão gostaria de permanecer com o plano anterior que não era desta forma. eu posso?

    • Rota Seguros disse:

      Boa tarde, Simone.

      Como seu caso é muito específico, recomendamos que você entre em contato com a ANS para tirar sua dúvida.
      Disque ANS 0800 701 9656.

      Agradecemos sua pergunta.

  67. Marileia simoes disse:

    Boa noite, minha filha se desligou da empresa, trabalhou 8 meses,e so faz um mes. Ela tem direito ao plano de saude ou nao?

  68. Jacira disse:

    Meu prazo de usar o plano de saúde após a demissão, foi de 2 anos e expirou dia 30/06/2015. Posso continuar com o mesmo plano, pagando os valores integrais, porém dentro do qu eu tenho ou tenho que começar do zero? Perco inclusive as carências?
    Obrigada,
    Jacira
    Ja liguei para ANS e a informação não bate com outra que li em algum site.

  69. victor disse:

    Tenho mais de 20 anos de serviço e após aposentadoria continuei trabalhando sem ser desligado:

    a) Se eu for dispensado como fica meu plano no Bradesco (atual)considerando que a empresa substituiu o anterior (Amico) pelo Bradesco

    b) E se a empresa encerrar atividades ?

    Agradeço um parecer com fundamento para este assunto.

  70. Patricia Penba disse:

    Olá,
    Fui demitida sem justa causa, entrei com um processo trabalhista e ganhei contra a empresa, além da multa a empresa me ofereceu mais fez meses de plano subsidiados por eles.
    Posso solicitar a continuação do plano?
    Como devo fazer?
    Obrigada

  71. Ailton disse:

    Boa tarde,me aposentei pelo SENAI em 1999 onde tinha o Plano de Saúde UNIMED.Em julho, já aposentado, comecei a trabalhar em uma outra escola Técnica CEPHAS, ligada a Prefeitura de São José dos Campos, porém mantive um outro plano de saúde feito pela Associação dos Aposentados do SENAI.Em fevereiro de 2007 mudei a forma de pagar o plano de saúde me desligando da Associação e me vinculando ao Plano de Saúde da empresa que continua prestando serviços sem perda de nenhum vínculo tanto de pagamento como de uso.
    -Pergunto então, se caso resolva me aposentar definitivamente posso manter o plano de saúde da UNIMED pagando o valor que pago atualmente mais o que empresa paga por tempo indeterminado visto que utilizo o mesmo plano há quase 15 anos?Grato pela atenção Ailton.

  72. Carlos Alberto Gomes disse:

    Sou aposentado e faço parte do grupo especial de aposentdo pela empresa. Neste mes març/2015 foi trocado o plano para Unimed. Tenho mulher e filha como dependentes. Até aqui tudo bem…
    Fui agora informado que a Unimed não aceitou minha filha como dependente pois ela tem 28anos e com esta idade não poderá fazer ´parte do Plano. Qundo eu trabalhava ela já era minha dependente, A Empresa trocava de Plano e ela continuava como dependente. Agora com a Unimed tive esta surpresa. Quem tem razão ?? Obg Carlos

    • Rota Seguros disse:

      Bom dia, Carlos.

      Dependentes:
      – os filhos, enteados e aqueles que estejam sob guarda ou tutela judicial, entre 21 (vinte e um) e 24 (vinte e quatro) anos de idade, dependentes economicamente do funionário e estudantes de curso regular reconhecido pelo Ministério da Educação.

      Caso você ainda tenha alguma dúvida, favor entrar em contato com a ANS: Disque ANS 0800 701 9656.

      Agradecemos sua pergunta.

  73. Minha filha estava trabalhando desde setembro de 2014. Fez exames laborativos admissionais. Foi contrata. Segunda-feira ela foi demitida porque ela passou mal, e ao fazer exames contatou que a mesma está com problema na tireóide e um mioma no ovário. Ficou uma semana de licença médica. Ela pode ser demitida? Ontem ela foi ao médico pelo plano, e foi informada de que já estava cancelado. O médico disse que o caso dela é grave. O que ela deve fazer? Desde já agradeço!

  74. roselany disse:

    Bom dia fui desligada d empresa dia 06 d outubro de 2014 no entanto aind nao sabia q estava gravida,fiz um exame e constou minha gravidez mesmo assim ja tinha side desligada ai entrei com uma acao judicial e disseram q nao podia ser cortado plano de saude fui fazer minha consuta esses dias e o plano foi cortado porque a empresa mudou de plano e nao fui incluida o que devo fazer.. tenho direito ou nao.

  75. Gisele disse:

    Gostaria de saber se for demitida eu tenho direito de ficar com plano de saude ,com mesmo valor pago em folha? E por quanto tempo? Obrigado

  76. Josi disse:

    Boa tarde!
    Meu tio foi aposentado pela empresa em que trabalhava no ano de 2009 e continuou pagando o plano de saúde, depois disso trabalhou em outra empresa por 2 anos e foi dispensado e esta nova empresa também pagava o plano de saúde, portanto no final do ano de 2014 cortaram o pagamento pela empresa e veio o valor normal de um plano particular, teria como ele voltar a receber pela empresa que se aposentou em 2009?

  77. Andréia Andretto disse:

    Boa tarde, por favor me ajude, meu esposo trabalhava em uma empresa onde tinhamos o plano a mais de dez anos.Ele foi demitido no dia 18 de dezembro, sua rescisão contratual foi feita no dia 19 de Janeiro. Na ultima quinta-feira fui informada que a empresa não enviou os documentos para a operadora do plano de saude pedindo o plano demitido, além disso soube que esta mesma empresa se encontra inadimplente com o plano de saúde a cerca de 4 meses, e por fim tive a noticia de que estou sem cobertura do plano e gravida de mais de seis meses,ou seja terei que pagar particular meu parto, consultas, exames …tudo. Se quiser terei que fazer um novo plano, com todas as carencias, ou seja 10 meses para parto.Há alguma forma de conseguir meu direito de não perder as carencias??????Obrigada

  78. trabalhei sete anos em uma empresa e adquiri um problema seríssimo na coluna, fui demitida e pedi para continuar com o plano de saúde e fiquei dois anos com ele, porem o prazo acabou mas continuo muito doente, gostaria de poder continuar com o plano, haveria possibilidade?

  79. daciel disse:

    bom dia,
    tive o deligamento da empresa, porem nao fui informado que poderia ficar com o Plano De Saúde, entrei Em Contato Com A Hap Vida, Eles Disseram Que Eu tinha Que Fazer o Plano Unitario, Ja Que O Que Eu tinha Era Empresarial e Eu Nao fazia Mais Parte Da Empresa.
    Como Faço Pra Permanecer Com O PLano Pelo Prazo De Conseguir outro emprego com beneficio de saude ?
    obrigado

  80. Isis Lopes disse:

    Minha sogra, por 3 anos, foi beneficiária no plano de saúde da Sulamerica, através da Qualicorp, pela morte de meu sogro. O prazo para sua desvinculação da qualicorp e consequentemente da Sulamerica vence dia 01/02/2015. Ela quer continuar na Sulampérica como pessoa física, mas nem esta nema Qualicorp aceitam. Ela tem direito de continuar na Sulamérica como pessoa física? Se a resposta for positiva, entro na justiça contra quem?

  81. Dilma disse:

    Estou sendo mandada embora com dois anos e nove meses de empresa é descontado o valor do convenio de R$35,00 reais o que quero saber se posso continuar com o convenio e se o valor sera o mesmo?

  82. José Aparecido disse:

    trabalho a 25 anos na mesma empresa tenho plano de saúde a 15 anos estou me aposentando, tenho direito de permanecer no plano nas mesmas condições,fui informado que o valor ficaria bem mais caro, me ajude.

  83. Marcia Rodrigues disse:

    ESTOU SAINDO DO EMPREGO E JÁ SOU APOSENTADA.
    ATUALMENTE A EMPRESA QUE TRABALHO PAGA APROXIMADAMENTE 200 REAIS POR MÊS PARA A OPERADORA UNIMED, PORÉM O PLANO QUE ME OFERECERAM CUSTARÁ 700 REAIS POR MÊS.
    EU NÃO DEVERIA PAGAR O MESMO VALOR?

  84. CARLOS disse:

    Eu estava no plano serplam apos ser demitido mais hoje 17/11/2014 quando fui consulta fui informado que nao fazia mais parte do plano pois a empresa que eu trabalhava trocou o plano para unimed. e por este motivo.eu nao teria mais direito ao plano.
    pela lei o artigo 30 31 codigo 9656/98 eu tenho direito .o que devo fazer

  85. jane disse:

    SAI DO EMPREGO E CONSEGUI FICAR COM O PLANO, POIS SOU APOSENTADA E TINHA MAIS DE 12 ANOS DE EMPRESA, SOU QUE AGORA ESTOU QUERENDO VOLTAR AO MERCADO, MEU PLANO É NA uNIMED,GOSTARIA DE SABER SE EU FOR ADMITIDA COM CARTEIRA ASSINADA
    E A EMPRESA PAGAR PLANO DE SAÚDE PERCO O MEU DIREITO DE VITALIDADE COM O PLANO QUE ESTOU, POSSO N/ PARAR NESSE NOVO EMPREGO E P/ MIM O MAIS IMPORTANTE É N/ PERDER O PLANO ATUAL

  86. Rodrigo disse:

    Bom dia, fuí demitido sem justa causa e minha esposa está grávida e agora a empresa me disse que não temos direito de permanercer com plano, mesmo depois de des anos. Neste plano eu participava com 40% quando utilizava, será que teria direito de continuar e como proceder obrigado pela atenção.

  87. MILA disse:

    Eu me aposentei em 2013, mas continuo trabalhando em duas empresas. Em uma delas, há Plano de Saúde, para o qual contribuo há mais de dez anos. Eu gostaria de sair dessa empresa, mas de permanecer na outra, em que não há plano. Existe algum impedimento em relação a permanecer no plano de saúde dessa empresa de que desejo sair (como aposentada)?

  88. JOSE disse:

    BOM DIA,

    GOSTARIA DE PARABENIZAR O VENDEDOR ALEX ASSIS, MUITO COMPETENTE E ATENCIOSO.
    ME AJUDOU MUITO NO MEU ORÇAMENTO.
    A ROTA E UMA EMPRESA GRANDE QUE MERECE VENDEDORES ASSIM.
    PARABENS.

    JOSE

  89. Jorge Moreira disse:

    Bom dia.
    As regras recem aprovadas da lei 9656/98, aplicam-se as apólices de seguro saúde ?
    Grato,

    Jorge Moreira

  90. Marcia disse:

    Sou dependento do plano Unimed do meu marido, sendo que ele pediu contas, por quanto tempo ainda posso usar o plano. E como posso fazer para mante-lo. Obrigada.

  91. valter cordesque disse:

    Por favor socorro..fui de metido..apos 34 anos..sou aposentado..e quero ficar no convenio mas a empresa e o convenio não entram num acordo ..procurei o sindicato..disseram que nada podem.fazer..mandaram eu ir com advogada..é caro fica 1000 reais sóo honorário fora as custas ..não da e minha esposa faz tratamento..me ajudem..

    Arte.
    Valter

  92. ALINE disse:

    Gostaria de saber se tenho direito a continuar com o plano da empresa fui demitida e tinha 8 anos de empresa, eles não descontavam nada nosso mas queria continuar pagando até conseguir um novo emprego. Obrigada

  93. Elias disse:

    Por favor poderia me instruir de como solicita por escrito o desejo de manter o plano a empresa,estou a 18 anos na empresa contribuo com desconto em folha.Um dia vou precisar desta carta de solicitação, desde já agradeço

  94. Silvio Luiz disse:

    Bom dia, trabalhei por mais de 8 anos em uma empresa e quando fui demitido optei por manter meu plano de saude, conforme lei por mais 2 anos. No decorrer destes dois anos estarei me aposentando, minha duvida é se este plano de saude poderá se tornar “vitalicio”, visto que terei completado 10 anos de comtribuição, conforme artigo 31.

    Obrigado

  95. Mônica de Almeida Brum disse:

    Trabalhei por 14 anos numa empresa e obtive o benefício de usufruir por mais 02 anos o plano de saúde. Por causa do meu tempo de casa. Até aí tudo tranquilo, pois está conforme previsto em lei. Sendo que tenho uma dúvida: estou sendo cobrada pelo plano o FATOR MODERADOR em todas as consultas e exames que eu faço. Sendo que quando eu era funcionária eu não pagava nada por isso, era desconta por um valor simbólico de R$ 50,00 no contracheque. Já reclamei e não adianta. A empresa sempre assumiu plano integralmente, nunca houve co-participação.
    o parágrafo 6: da Lei acima é bem claro sobre este assunto.
    Preciso de orientação pois o desgate é grande. Eles informa que a minha informação não procede, que o parágrafo em questão não está mais em vigor e assim por diante. Preciso de uma orientação.

  96. Railda disse:

    meu esposo trabalhou 35 anos numa empresa e aposentou-se por tempo de serviço,só que a empresa não deu nenhuma notificação sobre o convênio e agora estamos sem, o que fazer?

  97. fui demitido sem justa causa, tenho duvidas como fazer a carta para levar a empresa? já que pretendo ficar no plano de saude,pois fiquei (06 anos)na empresa.meu plano tenho co- participação no plano se faço exames pago 50%, e ai tenho direito ou não?

  98. José antunes disse:

    Sou ex-funcionário do banco Bradesco s/a e há dois meses eu fui demitido sem justa causa. procurei o RH da empresa e eles disseram que não tenho direito de continuar com o plano após os seis meses alegando que eu pagava apenas uma co-participação e que o convênio bradesco é apenas e tão somente para pessoas jurídicas. recebi apenas uma carta dizendo que o meu plano se estenderia até seis meses. Pergunto também se com esta carta, eu contratar um novo plano de saúde, serei dispensado de cumprir carência? Não tive nenhum protocolo a respeito. O que devo fazer.

  99. Julia Carvalho disse:

    No caso de pedido de demissão, por quanto tempo ainda posso ultilizar o plano?

  100. sidnei Cardoso disse:

    Trabalho numa empresa e colaboro com co participaçao e vou ser demitido em breve tenho direito de continuar com o plano ?? procurei a empresa que trabalho e a empresa prestadora do convenio e eles me informaram que não posso permanecer no plano pois participo somente com co participação o que devo fazer ???

  101. Alex disse:

    eu sou aposentado por invalidez, eu tenho plano de saude da unimed pelo meu pai, e ele foi demitido da empresa eu tenho direito do plano de saúde templo indeterminado (obs. primeiro badesco saude depois passo para unimed )

  102. Edvaldo Cavalcante Nobre disse:

    estou para ser dispensada da empresa a qual laboro minhas funções, quero continuar com o convênio médico, fui informado pelo RH da empresa que não poderia continuar porque o plano de saúde é co- participativo! o que devo fazer, ?

  103. rita de cassia disse:

    boa tarde pedi as contas de meu serviço e gostaria de saber se posso continuar com o plano de saúde? eu pago meia pelo meu e integral dos meus dependentes

    aguardo

  104. Dayane Silva disse:

    Bom dia,

    O plano que minha empressa oferece, não desconta nada para o funcionário, porém pago valor integral para meus 3 dependentes, cujo um menor e meu esposo estão passando por pós operatório e minha outra filha também menor, esta com cirurgia marcada.Eu tenho direito de continuar com o plano?

  105. Dri disse:

    Boa tarde. Trabalho no Departamento Pessoal de uma empresa. Recentemente fiz uma troca de convenio medico. No anterior tínhamos alguns aposentados no plano de continuidade e pagavam o mesmo valor que era pago pelos empregados. Nessa nova operadora, estão cobrando para os empregados R$ 64,00 e para os aposentados R$ 428,40. Está correto essa cobrança diferenciada?

  106. JORGE LUIZ KEPCZYNSKI disse:

    fui demitido da empresa no dia 02/01/14, tenho o plano de saúde UNIMED. pagava mensalmente este plano.
    Sou aposentado e a empresa me informou que enviará um documento junto com a rescisão e homologação. O prazo para continuar com o plano de saúde existente, deve ser efetuado na UNIMED ?

  107. ELCIO GUEDES DE OLIVEIRA disse:

    Sou aposentado e fui demitido,e pela lei 93656/98,eu tenho o direito de continuar com o plano de saúde com os mesmos valores contratado pele empresa,só que existe um prazo de 30 dias para aderir ao plano,mais para isso o plano exige uma carta da empresa informando do desligamento para que eles possam fazer a transfrencia para meu nome,só que a empresa não me forneceu essa carta,deixando estourar o prazo de 30 dias,e assumiu o erro pois continuou pagando o plano até hoje pois não quis assumir o erro perante o plano com medo de ter que arcar com as concequencias,eu estou no meio do do jogo de empurra o convenio não faz a transferencia sem a carta, e mesmo que me desse a carta agora o convenio não aceita por ter estourado o prazo,agora a a empresa me comunicou que vai me excluir do plano.Como devo agir pois a empresa errou e eu vou pagar o pato?vou perder meus direitos por um erro que não cometi?Gostaria muito que me desse uma orientação por favor,pois estou muito preocupado pois tenho problemas cardiacos e preciso de acompanhamento medico.

  108. Luiz Carlos disse:

    GOSTARIA DE SABER SE EU PEDIR DEMISSÃO DO MEU EMPREGO ONDE TRABALHO A MAIS DE 10 ANOS, TENHO DIREITO DE CONTINUAR COM O PLANO, JÁ ESTOU APOSENTADO.
    OBRIGADO
    LUIZ CARLOS

  109. NAEMISSON disse:

    Trabalho numa empresa e colaboro com co participaçao e vou ser demitido em breve tenho direito de continuar com o plano ?? procurei a empresa que trabalho e a empresa prestadora do convenio e eles me informaram que nao posso permancer no plano pois participo somente com co participação o que devo fazer ???

  110. neuza rocha disse:

    meu esposo esta saindo da empresa ja aposentado com 27 anos de empresa como fica o convenio porque ele paga 50 por cento do plano

  111. Ubirajara Lima disse:

    Srs. Eis a situação:

    Demitido, sem justa causa, co-participei no pagamento do plano de saude por mais de 10 anos, me aposentei e continuei trabalhando na mesma empresa.
    Pergunta 1 – Como pretendo continuar com a cobertura do plano de saúde ( sou o titular) e vou ter que arcar com os custos, poderia reduzir o nível do plano de saúde ( na mesma seguradora é claro)?
    Pergunta 2 – Poderia manter as minhas custas o mesmo plano somente para o (s) dependente (s)?

    Grato pela atenção

  112. Elen disse:

    Saí da minha empresa em julho de 2013 e o gerente de loja mim informou q meu plano seria válido por seis meses, más ele não mim disse q eu teria q fazer alguma solicitação. Agora quero saber se ainda posso usar meu plano de saúde e não sei como… vcs podem mim ajudar?

  113. paulo henrique disse:

    Boa tarde, sou dependente de minha esposa, a qual continuou com o plano de saúde após ser demita. ocorre que desejo deixar de ser seu dependente. como devo proceder ?

  114. leandro pereira disse:

    Trabalho numa empresa e colaboro com co participaçao e vou ser demitido em breve tenho direito de continuar com o plano ?? procurei a empresa que trabalho e a empresa prestadora do convenio e eles me informaram que nao posso permancer no plano pois participo somente com co participação o que devo fazer ???

  115. Rafael disse:

    Eu e todos os funcionarios fomos demitido e a empresa não irá mais ter o plano de saude contratado, ou seja ela não dará mais continuidade ao plano empresarial. Tenho ainda algum direito a permanecer com o plano de saúde?

  116. regina maria de oliveira disse:

    Bom dia!
    Estou trabalhando em uma empresa que está em liquidação extrajudicial, e temos vários demitidos e aposentados cumprindo a lei 9656, gostaria de saber se a empresa que com certeza irá ir a falência, como poderemos manter o plano, pois os mesmos já pagam a fatura através de boleta, ou podemos tentar um outro plano como o mesmo custo do que temos.
    No aguardo de uma resposta e obrigada.

  117. maxwell disse:

    bom dia estou com uma duvida eu pago 60.00 reais no plano da impressa pra mim e minha esposa fui demitidor vou continua a pagar o mesmo valor ? grato estou no aguardo

  118. Amanda disse:

    Boa tarde Rodrigo!

    Tenho uma dúvida em relação ao seguinte parágrafo:
    “§ 6º Nos planos coletivos custeados integralmente pela empresa, não é considerada contribuição a co-participação do consumidor, única e exclusivamente, em procedimentos, como fator de moderação, na utilização dos serviços de assistência médica ou hospitalar.”

    Neste caso, em que o trabalhador só paga a co-participação (ou seja, só é descontado a assistência médica caso ele de fato utilize), há direito a continuar com o convênio na aposentadoria?

    Obrigada, o artigo está sendo extremamente útil! 😀

  119. rogerio disse:

    fui mandado embora , e passou dos 30 dias para fazer a solicitação, agora tenho que fazer um, plano individual?

  120. Ivys disse:

    Como solicita por escrito o desejo de manter o plano a empresa ?

  121. Mônica Ramos disse:

    Bom dia
    Trabalho em uma empresa a qual não desconta nada do plano de saude, no caso da demissão sem justa causa, o funcionario pode ficar com o plano?

  122. Letícia Prado disse:

    Gostaria de saber se após uma demissão, consigo manter o plano de saúde também para o dependente (filho).

  123. DIVANIR SANTOS disse:

    Por favor, fiquei em dúvida – trabalho a 32 anos na mesma empresa, e não pago complementação ao plano e de acordo com §6º. onde só pago co-participação das consultas e exames realizados – tenho ou não direito a continuar com plano após desligamento da empresa?

  124. CArlos disse:

    Boa tarde,
    Boa a explicação, mas ainda fiquei com uma duvida.
    No caso de demissão, posso ficar com o plano por quanto tempo?e “um terço do tempo de permanência nos produtos ” é o prazo que estou no plano de saude?tenho 15 anos de empresa, por quanto tempo vou ficar com o plano?independente do acordo coletivo da categoria?

  125. Hiroki Inoue disse:

    Na empresa em que trabalho, tenho plano de saúde familiar. para o qual contribuo com 1% do salário bruto. O resto é pago pela empresa.
    Demitido e na condição de aposentado, a empresa oferece plano de saúde á parte, individual e só para os aposentados, em regime de rateio entre os inativos. Como a média de idade dos mesmos é alta, o rateio é elevado.
    Sob a lei 9656, este procedimento da empresa é legal?

    Podem comentar?

    atte.

  126. Maria José Moreira disse:

    E se o meu plano de saúde não tiver sendo descontado na minha folha de pagamento como faço para continuar com o plano?

  127. Ana disse:

    Tenho plano da Sulamérica pelo meu trabalho onde estou faz 6 meses, mas estou pensando em sair. Li que a Sulamérica não oferece mais seus serviços a pessoas físicas/individual? Tem algum jeito de eu poder continuar com esse plano?

  128. Liana disse:

    Boa Noite!
    Meu marido tem um convênio e por ter um cargo diferente a empresa paga o valor total e ele nunca contribuiu.
    Ele foi demitido sem justa causa.
    Data de demissão 03/06. Mesmo sabendo q não poderemos continuar com o convênio porque não contribuímos, não podemos ficar com ele durante o mês 06 já que ele esta sendo demitido agora?
    A empresa já disse que somos obrigados a entregar as carneirinhos do convênio não podendo mais utiliza-las.
    Obrigada.

  129. sandro disse:

    fui demitido no dia 20.05, iria fazer 2 nos no 13 de junho. pago 50% do valor do plano de saude descontado em folha, gostaria de saber se posso continuar pagando o plano, se sobre o valor integral de 100% ou e continua o mesmo valor de 50%, e por quanto tempo, se existe uma lei que me ampare e qual e essa lei?, fico mui grato pelo esclarecimento

    • Sandro,

      Se você foi demitido sem justa causa, e colaborava com um percentual da mensalidade do plano de saúde, você estará enquadrado na lei, podendo requerer a permanência no plano de saúde, pagando a sua parte e a parte da empresa (100%).

      Espero ter ajudado!!

  130. Leandra Soares disse:

    POr favo, me tirem uma dúvida. Estou dentro do prazo dos 30 dias, mas o rh da empresa me informa que só posso permanecer com o plano se continuar com os 3 dependentes também. Só posso pagar para mim. Como devo proceder?

  131. Luciana disse:

    Fui demitida com 2 anos de empresa, optei por continuar com o plano, pois estou grávida e gostaria de permanecer com o plano recebi um comunicado de ter que cumprir carẽncia para procedimento de parto. Isso é legal já que optei por pagamento integral do plano?Terei que cumprir carência?

  132. ANGELA disse:

    Oi a emoresa em que trabalho pago o nosso plano o de saude integral,como faço para continuar pagando o plano e qual valor que pagarei?

  133. Honorio Vieira Filho disse:

    Após ser demitido a firma me deu um formulário de interesse em continuar no mesmo pelo tempo de direito. Mas ao ir na sede do plano fazer o mesmo fui informado que não tinha direito por não contribuir com ao menos um valor mínimo que fosse. Pergunta isso é certo, pois tinha inclusive exames de urgência marcados.

  134. Sandro Alves disse:

    Olá,

    estou em processo de desligamento e fui informado que não posso continuar com o plano pois não sou contributário, porém eu pago um percentual sempre que utilizo os serviços. E isso vem descontando em meu contra-cheque. Realmente não posso?

    Outra dúvida, quando que efetivamente perco o direito de usar o plano? Como fui desligado no inicio do mês, será que posso usar ainda? Leva algum tempo para cancelar?

    Obrigado.

  135. Ariane Franco disse:

    Boa Tarde
    A Solicitação deverá ser feita a empresa ou ao plano de saúde?

  136. Assis disse:

    Boa tarde!

    Estou pedindo demissão da empresa que trabalho a mais de cinco anos gostaria de saber se tenho direito a continuar usando o covenio medico pagando particular o valor que pago atualmente.

    Atenciosamente.

    Assis.

  137. tatiane disse:

    trabalho em uma empresa mais de 6 anos e fui mandada embora sem justa causa e continuarei com plano de saude por 24 meses, gostaria de saber como fazer para continuar com plano depois deste periodo.

  138. Alison Barros disse:

    Boa noite, bom fui demitido sem justa causa, e quero manter o convênio medico, a empresa paga a parte do empregado,(não desconta na folha de pagamento). tenho direito de optar por manter o convênio?
    não é cobrado consulta.
    tenho 1 ano e 11 meses na empresa.

  139. Juliana disse:

    Oi,trabalho á sete anos na empresa e fui demitida sem justa causa, em dez/12 troquei de plano de saude, em janeiro 2013 veio o 1º desconto do novo plano de saude que contratei tb na empresa. minha prgunra é se tem algum tempo minimo de contribuiçao em folha de pagto , para que eu possa continuar utilizando o plano?

  140. Paulo Chaves disse:

    Dúvida: Na empresa que trabalho,eu tinha o plano d ue saúde DIX AMICO. Algum tempo depois a empresa passou para a AMIL. Ambos com desconto no contra-cheque.Como os dois planos são do mesmo grupo, pergunto: o tempo das duas é considerado um tempo único para poder continuar utililizando o plano após o desligamento?

  141. Andressa disse:

    Boa tarde,

    fui demitida em 7 de Dezembro e minha homologação será feita ainda, tenho possibilidade de manter o plano? Ninguém me ofereceu nada até o momento.

  142. Jenniffer disse:

    Ola gostaria de saber o seguinte meu marido trabalha na empresa faz 1 ano,ele fez um concurso e foi chamado mais estou gravida de 4 meses tentei ver outros plano mais não deu certo por causa do tempo de carência e agora o que faço me falaram que eu posso pedir na empresa que eles façam uma carta de reaproveitamento de carência ai eu passou á pagar o valor integral???

    Grata!!!

  143. vanessa silva disse:

    Oi! Tenho covenio pois sou filha de um funcionario, estou gravida e meus filhos iram nascer um mes apos o termino do prazo maximo da carteirinha como posso fazer para continuar com este serviço ate o nascimento deles, mesmo que tenha que pagar

  144. Patricia disse:

    Prezados,
    Boa tarde.
    Meu nome é Patricia e meu marido está com uma perspectiva de demissão. Ele trabalha a dois anos em uma empresa onde paga parte do plano de saúde além da co-participação, logo, terá direito aquele 1/3 de tempo de serviço ao plano de saúde, Certo? Gostaria de perguntar sobre duas questões:

    1ª Esse 1/3 de tempo é pago pela empresa ou pelo funcionário demitido?

    2ª A quem me dirigir nos 30 dias posteriores a demissão e pegar o protocolo de atendimento, ao plano ou a empresa?

    Desde já agradeço,

    Patricia Mayworm.

    • Patrícia,

      respondendo os seus questionamentos:

      1ª Esse 1/3 de tempo é pago pela empresa ou pelo funcionário demitido? O funcionário demitido pagará 100% do valor, que é cobrado da empresa

      2ª A quem me dirigir nos 30 dias posteriores a demissão e pegar o protocolo de atendimento, ao plano ou a empresa? Na empresa

  145. Miriam disse:

    Ola gostaria de um esclarecimento trabalhei no itaú a mais de vinte anos fui demitida ate ai tudo bem o bco continuou pagando meu plano de saúde por seis meses normal ….a partir dai continuei pagando por mais ou menos um ano e seis meses…nunca atrasei mensalidade ontem necessitei do plano ( 02/01/2013 ) e fui informada na clinica que meu olano havia sido cancelado e o último dia de validade seria dia 31/12/2012 ás 0 horas, constragida fiquei liguei para o Rh e só me passaram o seguinte lei 9656/98…….e que eu não era + func.e o plano é empresarial, demostrei minha vontade de continuar pagando pois acredito ser uns dos melhores que já conheci mas não consegui…agora estou sendo jogada de um lado para o outro atrás dsta lei ………….

    • Miriam,

      o cancelamento do plano é programado no ato da sua demissão. Por exemplo, se você tinha direito de permancer no plano por um período de 24 meses, automaticamente, o plano de saúde programará o cancelamento no término deste periodo.

  146. maria clara vianna disse:

    Rodrigo por favor me ajude. Minha mãe tem 72 anos e a empresa onde ela trabalha (apesar de já ser aposentada)pagava até esse mês um plano no qual era descontado em contra cheque 150 reais. A empresa mudou o plano de saude e ficou em 450 reais, fui a seguradora antiga em que ela já era cliente a mais de 10 anos e me informaram que ela poderia continuar com o plano antigo passando a ser um plano individual sem cumprir carencia porem o valor a ser pago seria o mesmo que qualquer pessoa pagaria se estivesse entrando no plano hoje. Conclusão, o unico beneficio seria o não cumprimento da carencia, isso está certo?
    Desde já lhe agradeço.

  147. Ellen disse:

    Olá, gostaria de saber se a mesma regra se aplica a estagiários?

  148. Eduardo disse:

    Olá, boa tarde!
    Trabalhei 33 anos e 6 meses ineterruptamenete na mesma firma, a firma firmou acordo com o meu plano de saude em 02/2004, sai aposentado agora no ultimo dia 19/10/2012, quero saber quais os direitos que eu póssuo, uma vez que me aposentei por invalidez?
    abraços

  149. Eduardo disse:

    Oi, boa tarde!
    Me aposentei no ultimo dia 19/10, quero manter meu plano de saúde, a empresa fez contrato com o plano em fev/2004, como que fica no meu caso, como posso me acertar?
    A empresa diz não ter nada haver com isso, que eu teria q procurar manter contato diretamente com meu plano, já no meu plano dizem que terei que mudar de grupo e que passaria pagar outro valor, ai fiquei em duvida com isso, se ta certo ou não…
    Por favor preciso de uma dica por onde devo começar a ver isso…

  150. monica danielle disse:

    olá! tinha 5 anos de empresa, sair tenho 10 dias,a tinha um plano de saude onde só pago dos dependentes,meu filho e esposo.a empresa arca com o do titular. fui enformado que ao sair da empresa nao tenho direitos de estar com plano ou seja fui interamente cortada.quero saber se tenho direitos e se caso nao tenho tenho como recorrer minha carencia.

  151. lucia disse:

    sou dependente do meu marido que trabalha numa empresa ha dez meses estou em consultas medicas para executar a uma cirurgia de quadril e meu marido foi demitido gostaria de saber se ele vai continuar com direito ao plano de saude gostaris de mais explicacoes

    grata
    lucia

    • Lúcia,

      seu esposo contribuía com um percentual do plano de saúde dele, e foi demitido sem justa causa? Caso positivo, vocês precisam manifestar o interesse em permanecer com o plano de saúde, obedecendo as regras da lei.

  152. edemar disse:

    ola gostaria de tirar uma duvida, trabalho numa empresa a 4 anos tenho plano unimed pois a empresa paga metade, gostaria de saber seu sair da empresa se eu posso continuar com o plano pagano integlal pois minha esposa esta gravida e esta no pré natal.desde ja obrigado

  153. Antonio cardoso miho disse:

    foi demitido em agosto de 2012, e não fui informado sobre o plano empresarial que com a novas regras, me pare-se que quem tem mais de 15 trabalhados teria direitos por um tempo maior no plano apos a demissao, gosteria de saber se isto e verdade e se ainda tenho estes direitos, e como proceder neste caso

    atenciosamente

    Antonio.

  154. Luciana disse:

    Olá!
    Meu pai já se aposentou por tempo de serviço e continua trabalhando para manter a assistência médica dele e da minha mãe.Ele contribui a mais de 15 anos para o plano, porém a 1 ano e meio a empresa mudou, ou seja fez contrato com uma nova prestadora.E agora para piorar a situação, foi diagnosticado um câncer em meu pai.Provavelmente precisará parar de trabalhar.Quais são os direitos dele ao plano de saúde quando sair da empresa?
    Grata!

  155. juliana souza disse:

    ola, trabalhei em uma empresa apenas no periodo de experiencia,vou assinar minha rescisão agora dia 19/09 data exata que completa os 3 meses tenho direito a permanencia no plano por quanto tempo? 30 dias ou menos? e tambem gostria de saber, estou aguardando liberação de uma cirurgia de varizes pelo plano, eles podem cancelar mesmo aguardando essa liberação??? obrigada

  156. Renato Vasconcellos disse:

    Fui demitido da empresa onde trabalhava. A mesma pagava meu plano integralmente e me concedeu mais seis meses de plano gratuitamente, pois estou em tratamento, mas não comunicou à operadora. Um advogado aqui de Sp, Dr. Rodrigues de França, conseguiu uma liminar para que o plano mantivesse a cobertura. Devemos todos buscar nossos direitos.

  157. Daiane disse:

    Boa tarde !!

    Trabalhei em uma empresa por 33 anos, me aposentei e continuei trabalhando no final do ano passado fui demitido, mas a empresa não me informou que tinha o direito de continuar com o plano de saúde pelo contrario no mesmo dia já tive que devolver o cartão do convênio… Se for atras tenho direito a ter o convenio pelo valor que pagava antes ???
    Obrigada

  158. Wilclan disse:

    Gostaria de tirar uma duvida quanto a aplicabilidade dessa lei 9656.

    trabalhei 32 anos em uma empresa e em fev/2012 fiz um acordo onde na rescisão ela me antecipou todos meus direitos acrescido do valor correspondente ao tempo em que faltava para aposentar, ou seja está registrado na rescisão o valor desse periodo até o mes que eu teria direito a me aposentar, agosto/2014.
    o plano de saude tem minha participaçao e a empresa me informou que só teria direito aos 24 meses após a convenção por essa lei.
    Como houve essa aprovação em junho/2012 e eles me anteciparam o salario e direitos comprovados na rescisão, não caberia então a extenção como aposentado? pois eles me pagaram o salario em folha desse periodo que me daria o direito de aposentado.
    Grato,
    Wilclan

  159. Aline Martins disse:

    boa tarde sou portador de cancer e gostaria de saber o seguinte: trabalho em uma empresa a quase 3 anos porem devido a doença irei me aposentar, mas gostaria de permancer no plano pois e atraves dele que realizo o meu tratamento. A firma paga o plano de saúde integral. A pergunta posso custear as despesas assim que eu me aposentar?

  160. Adriana disse:

    Mesmo depois de toda sua explicação continuo com uma dúvida! A manutenção do plano de saúde ao aposentado é somente para o último emprego ou caso tenha tido vínculo e contribuição por mais de 10 anos em outra empresa, anterior a atual, lhe é assegurado esse benefício?

  161. Miriam Borba disse:

    Fui demitida da empresa na qual trabalhava. A mesma pagava meu plano integralmente e me concedeu mais seis meses de plano gratuitamente, pois estou em tratamento, mas não comunicou à operadora. Tenho três questões. A primeira era se a empresa era obrigada a informar o plano, pois agiu de boa fé para comigo e não quero prejudicá-la. A segunda é se o plano poderá tentar cobrar as despesas que teve comigo no período caso tome conhecimento do fato. A terceira é que a empresa já me antecipou que manterá meu plano, passando eu a pagar as mensalidades, após o período gratuito. A operadora poderá se recusar, tendo em vista que a lei só fala nos casos de quem contribui.

  162. Cláudio Xavier disse:

    Pago o mesmo plano de saúde a mais de 10 anos e aponsentei em 2009 mas continuo trabalhando e pagando o mesmo plano de saúde, caso eu seja demitido agora ou daqui mais um tempo, tenho direito de manter o plano de saúde?

  163. LUIZ CARLOS ESTEVES disse:

    Prezados, Boa Noite!

    Tenho + de 10 anos de contribuicao, mas a empresa mudou de plano de saude a 4 anos,
    tenho as seguintes duvidas:
    1)Considero 10 anos e aposento com o plano saude por tempo indeterminado ou tenho somente direito somente sobre os 4 anos?
    2)Se mudar de emprego o unico direito que tenho é a carencia ou posso contar o tempo de contribuicao na empresa anterior para aposentar com plano de saude por tempo indeterminado?
    3)Se mudar de emprego começo do zero ou tenho direito no tempo do plano saude anterior para aposentar?

    gto,

    Luiz Esteves

  164. Werner disse:

    Há tempo mínimo de trabalho na empresa para adquirir este benefício?

  165. Manoel Cesar disse:

    Pedi demissão da empresa onde trabalhei por 5 anos por aposentadoria por tempo de contribuição. Gostaria de saber se tenho direito de continuar com o plano de saude?

  166. edmilton de jesus disse:

    estou preste assina meu aviso previo cm fazer para contnua cm meu produto fornecído pela empresa

  167. jane disse:

    Por favor me ajude em uma determinada questão, eu trabalhei durante 6anos e 9meses em uma determinada empresa,fui demitida dia 24-05-12,sem justa causa tudo certo,no ato da minha demissão eu já informei o meu interesse em continuar com plano de saúde, o meu superior falou que não teria problema.Ele só pediu para que eu quando retornasse para dar baixa na carteira no RH informasse o meu desejo a ele;
    Pois bem, fiz o combinado, ela informou que eu teria ainda 3meses de cobertura pela empresa que seria melhor mandar a solicitação para matriz da empresa quando estivesse mais perto de se esgotar a cobertura da empresa, bom mesmo assim fiquei atenta antes dos trinta dias liguei pedindo, ela assim o fez, faz 3 dias que eu fui retirar a documentação achando que eu ia ter que ir no convênio resolver alguma coisa, na verdade iria obter mais informações lá no RH,chegando lá a funcionaria me deu um papel e falou que eu e minhas 2 filhas e meu marido só seriamos isentos da carência do convênio.
    Por favor o que devo fazer?

  168. samuel lemos disse:

    Minha sogra é dependente em um plano de saude do filho que trabalha na prefeitura do rio, a SEMEG cortou o convenio e o seu filho agora vai colocar a companheira como dependente e ela, minha sogra, vai ficar fora.
    Minha pergunta: ela pode continuar com o plano(SEMEG)? ela tem 66 anos.
    Preciso de uma resposta urgente,
    Agradeço

  169. Lilian disse:

    Fui demitida da empresa, e a mesma disse que desconhece esta Lei. Liguei para a Unimed que eu tenho o Convenio e tb ela desconhece a Lei.
    Liguei no Procon, eles querem o contrato de saúde como… se é uma opção no momento que assinamos a admissão, não ficamos com nenhum contrato.

  170. paulo franchi disse:

    POR FAVOR,
    COM AS NOTICIAS ATUAIS, FIQUEI CONFUSO COM AS MESMAS E RELAÇÃO A MANTER O PLANO DE SAUDE. ACHO QUE NÃO DEVO TER NENHUM BENEFICIO, MAIS NÃO CUSTA SOLICITAR ORIENTAÇÃO A QUEM ESTA CREDENCIADO A OPINAR SOBRE O ASSUNTO. FUI DISPENSADO PELO BANCO REAL EM 05/2005.ELES MANTIVERAM MEU PLANO POR MAIS OU MENOS 2 ANOS. DEPOIS TIVE QUE PAGAR O PLANO INTEGRALMENTE E POSTERIORMENTE ELE FOI COMPLETAMENTE CANCELADO EM 31.03.08.
    SERA QUE POR TER SIDO BENEFICIARIO POR TANTO TEMPO, EU NÃO PODERIA ESTAR SENDO RELIGADO AO PLANO ANTERIOR?????
    FICO NO AGUARDO, PAULO

  171. Kátia Silene disse:

    Tenho dúvidas de como pode ser feito esse contrato. Depende de cada operadora?Pode ser por email? Fax? Enfim…se não tenho como me deslocar como fica??

  172. Katia SANTIAGO disse:

    e se a empresa decidiu mudar de plano, por exemplo a empresa que eu trabalhava, tinha bradesco e agora que sai eles mudaram para allianz, o que faço? como devo proceder?

  173. Katia SANTIAGO disse:

    Gostaria de saber desse pagamento integral, como a LEI diz. Esse valor integral quer dizer o valor que pagávamos antes, descontado em folha, eh isso??

  174. Daniela disse:

    Bom dia

    Onde trabalho temos o plano da intermedica e depois de 2 anos a empresa informou que a intermedica cancelou o contrato com a empresa por alto indice de utilização.
    Gostaria de saber se a empresa do plano pode tomar esta decisão.

    e minha amiga que trabalha na mesma empresa que eu também tem este plano e a mesma estava em fase de tratamento, pois há meses atrás ela teve um problema sério e o plano era muito importante pra ela.
    Ela tem algum direito de continuar com o plano pagando o mesmo valor que a empresa pagava????

    Obrigada

  175. Lucia disse:

    Trabalho em uma empresa desde 2008. Vou me aposentar em 2014, ou seja, não terei 10 anos de empresa para ter direito ao Plano de Saude conforme artigo 31 da lei 9656/98, mas trabalho na organização da qual faz parte esta empresa desde 1990. Sai em abril/2007 e continuei com o plano de saude até que retornei para a atual empresa do grupo em maio/2007. Minha pergunta é: como tenho + de 20 anos de grupo e continuei na apolice do plano de saude sem interrupção, posso exigir o direito de manter o convenio após meu desligamento por aposentadoria?

  176. EVERALDO TITO DE CARVALHO disse:

    Trabalhei em uma empresa de navegação durante 3 meses, sendo descontado 20% para o plano de saúde Bradesco empresarial. Posso continuar pagando o plano com o mesmo valor que a empresa efetuava

  177. edilza disse:

    Boa noite
    Fui demitida em março/2011
    mais fiquei pagando o mesmo valor que a empresa pagava,so que a unimed me disse que não tenho mais esse direito,e terei que pagar um plano particular e o valor é o triplo do que estava pagando,ainda tenho direito a continuar pagando o mesmo valor anterior que pagava? por favor me explique pois ainda dia 31-05-2012 liguei P.UNIMED eles me falaram que tinha acabado e teria que fazer um plano novo.

  178. Mário disse:

    O Art. 30 da Lei 9656/98, diz: É ASSEGURADO O DIREITO DE MANTER SUA CONDIÇÃO DE BENEFICIÁRIO, NAS MESMAS CONDIÇÕES DE COBERTURA ASSISTENCIAL DE QUE GOZAVA QUANDO DA VIGÊNCIA DO CONTRATO DE TRABALHO,DESDE QUE ASSUMA O SEU PAGAMENTO INTEGRAL. Daí a pergunta! O valor é aquele apurado pela SOMA da Empresa e o desconto do funcionário ou o Valor de acordo com a TABELA NORMAL da Prestadora da Assintência?

  179. Mário disse:

    O Art. 30 da Lei 9656/98, diz: É ASSEGURADO O DIREITO DE MANTER SUA CONDIÇÃO DE BENEFICIÁRIO, NAS MESMAS CONDIÇÕES DE COBERTURA ASSISTENCIAL DE

  180. Graziele disse:

    Olá, fui demitida e me disseram que eu poderia sim ficar com o convênio por um período de 1/4 do tempo trabalhado na empresa. Enquanto trabalhava minha mesalidade era de 40,00 reais + os valores adicionais das consultas e exames que eu realizasse, agora possou para 107,00 reais + os valores adicionais da consultas e exames que precisarei realizar. dizem que o valor é estipulado por idade. Gostaria de saber se isso está correto.
    Grata
    Graziele

  181. Dalvinisa disse:

    QUANDO COMPLETAR OS DOIS ANOS , COMO DEVO PROCEDER PARA PERMANECER COM O PLANO , SEM PERDER A CARENCIA

  182. Fausto Moraes disse:

    Caso me aposente por invalidez,pois sofri acidente de trabalho COD.91 terei direito a ficar com meu plano de saúde da Unimed,pois já que foi acidente dentro da empresa nada mais justo que eles me deixarem usar o plano,para me tratar,qual meus direitos?

  183. Gakama disse:

    A empresa em que fui admitida, não aceita esposo como beneficiario, porém aceita as esposas. Isso não é discriminação? Tem lei que garanta esse direito?

    Grata

  184. Débora disse:

    Olá, a empresa onde trabalho cancelou o plano de saúde, e gostaria de saber se existe um período (carência) que eu ainda posso usar o plano sem precisar pagar por ele?

  185. maria aparecida dorim disse:

    meu marido aoasentou faz uma sete anos e o fundode saude aumentou 300/por cento

  186. Regina Faria disse:

    Boa Tarde!! Em Maio/2010 fui demitida após 14 anos de contrato de trabalho com plano de saúde, o qual eu pagava um percentual pelo mesmo descontado em folha de pagamento.A empresa informou que eu poderia continuar com o plano até Junho/2012 ( 24 meses ) pagando o mesmo valor que ela pagava ,ou seja pagando o valor integral. Só que em Novembro /2011 eu me aposentei e continuei com o plano. Mas agora em Junho/12 vence o prazo de 24 meses. Liguei no Plano e eles informaram que terei que fazer um plano particular cujo valor é o dobro do que estou pagando hoje.Gostaria de saber se posso exigir do plano de saúde a continuidade do plano anterior da empresa , visto que pago o mesmo há mais de 12 anos sem interrupção e agora estou aposentada. Deixo claro que me aposentei após ter saído da empresa.Não me aposentei pela empresa.

  187. carmo disse:

    a empresa que trabalho nao desconta nada .se eu for demitido posso continuar com o plano?

  188. LUIZ CLAUDIO DA SILVA disse:

    ESTOU PASSADO COM AMIL, FUI DESLIGADO DA EMPRESA NO DIA 09/03/2012 E DESDE ENTAO NO AGUARDO DA MESMA PARA DAR ANDAMENTO AO PAGAMENTO DO CONVENIO, NO DIA DE HOJE, ENTRARAM EM CONTATO COMIGO, INFORMANDO QUE OMESMO FOI APROVADO, E PAGAREI O VALOR D R 1049,56 SENDO QUE ANTES EU PAGAVA R$ 225,00.

  189. ardiles disse:

    trabalhei numa empresa beirando os 6 meses fui demitido o plano de saúde da UNIMED de Vitória informou que eu não posso continuar com o plano pagando pois sai da empresa. tem como rever esse caso?

  190. Juliana Gomes disse:

    Boa noite estou enviando minha duvida e fico no aguardo da resposta.
    Meu pai foi admitido na empresa em 1993,onde ja passou a fazer parte do convenio Maritima oferecido pela mesma,vindo a ser descontado em folha como uma co-participaçao do plano,apos seis(6 ANOS)ELE VEIO A SE APOSENTAR POR TEMPO DE SERVIÇO,ONDE PERMANECEU NA EMPRESA AINDA REGISTRADO E DESCONTANDO O INSS EM FOLHA.BOM SE PASSARAM 13 ANOS,E AO SOMAR TUDO JA COMPLETOU DEZENOVE ANOS(19),AO SE SENTIR CANSADO VEIO A CONVERSAR NA EMPRESA E SOLICITOU QUE A MESMA MANDA-SE O EMBORA,A MESMA CONCORDANDO VEIO A MANDA-LO EMBORA,SENDO DESLIGADO DIA 24/02/2012,AO DAR ENTRADA NAS PAPELADAS,FOI ORIENTADO A LEVAR ALGUNS DOCUMENTOS NECESSARIOS NA MARITIMA(PLANO DE SAUDE)PARA DAR CONTINUIDADE NO PLANO.DEMOS ENTRADA,FOI PROTOCOLADA OS PAPEIS E AGUARDAMOS 7 DIA DE ESPERA,ONDE LIGUI PARA A FIRMA COMO FUI ORIENTADA,E FUI INFORMADA QUE MEU PAI NAO TINHA DIREITO EM FICAR COM O CONVENIO DEVIDO A EMPRESA CUSTEAR OS 100% DO CONVENIO,O QUE NAO PROCEDE PORQUE VEM DESCRITO NO HOLERITH E NO EXTRATO QUE A MARITIMA ENVIA JUNTO COM OS GASTOS DO MES BEM CLARO,COMO DESCONTO DE CO-PARTICIPAÇAO,ENTAO ELES ACABAVA NAO CUSTEANDO OS 100%,MEU PAI TAMBEM TINHA UMA PARTICIPAÇAO,AO PERGUNTAR PARA A RESPONSAVEL PELO Rh,que estava me informando no momento,que como assim meu pai nao tinha direito se ele tambem pagava,ela simplesmente me respondeu que nao podia fazer mais nada e desligou o telefone.
    Agora me sentindo lesada,e sem saber o que fazer,gostaria de ser esclarecida e orientada para correr atras e fazer valer os meus direitos com cidadao.Obrigada,Boa noite e fico no aguardo.

  191. Leandro Santos disse:

    Noossa deixei minha dúvida e após quase um mes sem resposta, foi deletada sem resposta?????
    Muito obrigada plea consideração

  192. KEILA disse:

    FUI DESLIGADA DA EMPRESAS QUE TRABALHAVA A 16 ANOS SEM JUSTA CAUSA , A EMPRESA PAGAVA O PLANO DE SAÚDE (MEDISERVICE) PORÉM ERA DESCONTADO EM FOLHA 20% DE TODAS CONSULTAS,MEDICAMENTOS E EXAMES , TENHO DIREITO A MANUTENÇÃO DO PLANO ?

  193. ANTONIO GONZAGA FERREIRA TORRES disse:

    PREZADO, MINHA EMPREGADORA POSSUI O VITALLIS, NÃO HÁ DESCONTO DE MINHA PARTICIPAÇÃO, MAS HÁ UM MES PAGO NA FOLHA DE PAGAMENTO PARA A MINHA ESPOSA.
    SE HOUVER O S DESLIGAMENTO POR MEU PEDIDO DE SAÍDA, ELA E EU TERIAMOS DIREITO A CONTINUAR NO PLANO, JÁ QUE NÃO FAÇO O PAGAMENTO DA MINHA PARTE ?
    (RECEBI PROPOSTA MELHOR )

  194. José Bezerra disse:

    trabalhei 26 anos em uma empresa fui demitido 03/08/2011,fiquei com convenio medico só por 6 meses por motivo da empresa tracar bastante de convenio,o que devo fazer? acho que a empresa deveria arcar com os danos que ela mesmo cometeu.pela pratica das diversas trocas de convenio,gostaria que me oriente,agora já estou aposentado este convenio não seria por mais tempo?agua sua resposta .abraço

  195. joquitan da conceicao pereira disse:

    meu convenio é o bradesco saude e odontologico! eu fiquei na empresa por 3 meses nao pago o convenio de saude mas o odontologico eu pago o da minha esposa, eu posso ficar com algum dos planos principalmente o odontologico?
    respnda por favor!

  196. Cleudianne disse:

    Boa tarde,meu marido pediu conta de sua antiga empresa em 28-03-2012,gostaria de saber se posso continua a usar o plano por mais 30 dias.

  197. Daiana disse:

    Meu marido foi demitido da empresa e estamos pagando o convenio medico e poderemos usar ate o mes de agosto. So que descobri que estou gravida. Posso continuar pagando o convenio e usa-lo pelo menos ate o final de minha gestação?

    Obrigada.

  198. Júlio Buzoli disse:

    Olá. Estou me desligando da empresa em que trabalho porque pedí demissão. Contribuo mensalmente com 50% da mensalidade do plano.
    Posso me manter no plano da empresa pagando a totalidade da mensalidade?

  199. JUDSON disse:

    o valor que esta sendo cobrado apos a minha saida da empresa esta sendo o dobro. esta correto ou eu teria de pagar o mesmo valor?

  200. Heriberto Barbosa Gomes disse:

    Me aposentei em janeiro/2011, porém continuo trabalhando. Pretendo me desligar da empresa este ano(ser demitido). Posso continuar com meu Plano de saude, que inclui meu filho e esposa. Heriberto B.Gomes- Maricá – Rio de Janeiro

  201. Jocilene disse:

    A partir de que data será valida esta lei ou já é? POis irei me desligar da empresa a partir de abril/2012 já tenho direito?

  202. Luiza disse:

    Decorridos mais de cinco anos, ocorreu a prescrição para pedir reintegração ao plano de saúde da empresa por demissão voluntária com aposentadoria?
    Ou a prescrição é de 10 anos?

  203. darquiane disse:

    estou gravida de seis meses,a empresa pagava o plano intermedica a dois anos mas agora meu esposo foi demitdo,agora quero saber oq devo fazer pra ganhar meu filho pelo convenio?

  204. SENHORES,ESTOU COM 34 ANOS DE TRABALHA COM CARTEIRA ASSINADA, ATUALMENTE MEU PLANO DE SAUDE UNIMED, MAS AO LONGO DESTES ANOS A EMPRESA MUDOU PARA OUTROS PLANOS,QUANDO COMPLETAR 35 ANOS DE SERVIÇO POSSO CINTINUAR COM PLANO DE SAUDE ASSUMINDO A PARTE DA EMPRESA OU TERIA QUE TER 10 ANOS COM MESMO PLANO.

  205. Marisa disse:

    Boa noite!
    Estou muito confusa em relação a lei 9656 art. 31 pois fiz esta opção junto a área responsável na empresa onde trabalhei. Fui deslif=gada em maio de 2011 e tive direito ao convênio com desconto em conta corrente do valor que pagava quando era funcionáia, até fevereiro de 2012. Fiz opção por continuar e usufruir desta lei porém recebi boleto com um valor praticamente de mercado.Esperava um valor integral (incluindo a parcela do empregador) mas não foi o que aconteceu. Eu pagava para cobertura da minha família (eu (53 anos), meu esposo (53 anos) e minha filha (17 anos)) um valor na ordem de R$ 253,00, para um padrão do tipo básico em apartamento e o boleto que recebi esta na ordem de R$ 1.850,00. Minha dúvida é: será que está sendo cumprida a lei?

    Grata,
    Marisa

  206. Allan Zaguini disse:

    Boa tarde!
    Estou com um pequeno problema com o plano de saúde, minha avó, que por sinal era minha dependente faleceu e o plano de saúde, quando tentei fazer o desligamento dela do plano mealegou que ainda tenho que contribuir por mais tr^s meses, gostaria de saber se isso é valido, ou ja se tornou uma cobrança abusiva.Obrigado

  207. Fernanda Famelli disse:

    Bom dia!!

    Meu nome é Fernanda, estou em tratamento para fazer a cirurgia bariátrica. Porém creio eu que estou para ser mandada embora devido a alguns problemas da empresa. Minha carência do convênio (AMIL), PARA ESSA CIRURIGIA ACABA EM MARÇO DE 2013. Caso eu seja mandada embora posso continuar com o meu convênio? Ou posso contratar um plano individual e não perder minha carência? Como eu faço esse pedido?

    Grata!!

  208. tarcisio ribeiro chaves disse:

    trabalhei 13 anos e fui desligado sem justa causa, tudo na sua forma natural ok, e tinha um plano onde era cobrado co-participacao no holerite Co-participacao medica um valor bem irrisório(20,00 reais) essa co-participaçao é valida para solicitar a parmanencia no plano empresarial comforme a lei.

  209. Nivea Maria Ferreira dos Santos Ramos disse:

    Bom Dia!
    Fui demitida no dia 06/02/12 e minha homologação foi no dia 28/02/12 não fui informada da possibilidade de continuar no plano de saúde Bradesco-Empresarial pela minha empresa, dias depois descobrir que estou grávida de dois meses, não quero voltar pra empresa mas quero o meu plano de volta porém só descobri esta possibilidade agora dia 13/03/12 e comuniquei a minha empresa que quero voltar pro plano Há essa possibilidade? URGENTE POR FAVOR!!!

  210. Roberta disse:

    Olá boa noite!
    Gostaria que me informasse uma coisa,fui demitida 27/06/11 na qual eu tinha um plano desde 2008,só que eu estou gravida de nove meses também fui mandada embora gravida,só que eu não sabia,ai liguei para a central do meu plano de saúde saber se ainda estava ativo e a atendente me informou que só foi cancelado 07/02/12,como faço para reativar saber se posso ainda utiliza-lo?

  211. Leandro Santos disse:

    Obs:esqueci de citar na mensagem que fui demitido sem justa causa.

  212. Leandro Santos disse:

    Boa noite,
    Tenho uma dúvida, para meu relato abaixo:
    -Fui demitida em 11/09 e a empresa me manteve no plano de saúde onde fui informada que seria por 24 meses;

    -Me aposentei 09.2010 e continuei a usufruir do plano que sempre me informava que permaneceria com ele até 12/11;

    -Contribuo para o plano desde 2001, portanto em 2011 fiz 10 anos de contibuição;

    – Ainda na vigência do plano a empresa mudou de operadora e o que percebo é que essa nova operadora é inferior a anterior ou seja, antes usava alguns médicos, hospitais e laboratórios, hoje com a nova operadora não posso usar mais os mesmos, fazia tratamento e tenho que começar tudo de novo com outros médicos e o nr. de hospitais que antes eram vários, agora são reduzidos, assim como os locais de atendimento são poucos.
    Diante de tudo pergunto?
    1 – eu não teria que continuar num plano de saúde nas mesmas condições que a operadora anterior ou a empresa pode me mudar para um plano inferior?

    2 – tenho direito a continuar usando os mesmos médicos onde fazia tratamento e solicitar reembolso, pois ele não atende o meu plano atual?(no outro plano poderia solicitar reembolso no novo pano não)?

    3 – Em que situação me enquadro na legislação? por ser aposentado, por ter contribuido por mais de 10 anos?

    Até esta data a empresa me mantém no novo plano e pago a mesma mensalidade do plano anterior que erá bem mais superior a este.
    Na verdade o que me incomoda é que o meu plano anterior é superior ao atual, bem inferior tanto que não posso mais usar nenhum dos médicos que usava anteriormente e em contato com a operadora eles me informam que ” a empresa tem que me manter no plano de demitidos” deixando a entender que não da mesma qualidade que os funcionários na ativa, que este plano é específico para demitidos e aposentados ou seja é diferente dos demais fuincionários(inferior), o que não diferencia é o preço da operadora antiga para a nova.

  213. tawana disse:

    ola boa tarde eu trabalhei nuam empresa 2anos e 5 meses tenho dois depedentes que pago plano integral deles e o meu pago metade gostaria de saber se o valor do deles vai aumentar e quanto tempo vou ter direito de ficar pagando esse valor obrigado

  214. marta Oliveira disse:

    Marta Oliveira
    06 de março de 2012
    Boa tarde,

    trabalho a 15 anos em uma empresa e é descontado parte do meu plano em folha, tenho 3 dependentes se for demitida como faço para continuar no plano? E o valor que pagarei será o mesmo que pago hj?

    Aguardo retorno

  215. Sebastiao Gabriel disse:

    Senhores

    Trabalho a 31 anos em uma multinacional na cidade de Monte Mór, o nome da empresa é Tetrapak.
    Hoje ja estou aposentado e estou pensado em me desligar da empresa, mais sem plano de saude fica dificil. Durante estes 31 anos a empresa nunca me perguntou se eu gostaria de assumir parte do pagamento do plano de saude para ter direito de gozar do plano saude após minha aposentadoria e ter se desligado da empresa.
    Gostaria de saber como um caso como este é visto nos tribunais?
    Se lei exste, a empresa não deveria dar a opção para o funcionario pagar ou não uma porcentagem do plano de saude?

  216. Leonilda disse:

    Aposentei por tempo de serviço, 33 anos trabalhado, meu plano é Unimed convenio com a prefeitura.Gostaria de saber se vou pagar o mesmo valor que pagava por tempo indeterminado ou só o período que contribui?

  217. Thiara Soares disse:

    Boa Noite!

    Preciso tirar uma duvida urgente,meu esposo trabalhava porem foi dispensado sem justa causa,e gostaríamos de continuar com o plano.Eu fiquei sabendo que podemos continuar com o palno pagando o que a empresa pagava,é verdade?
    Liguei para a empresa e disseram que não existe isso,e que o que podiam fazer é me solicitar uma carta de carencia?o que faço

  218. silvio disse:

    Era dependente no plano de minha esposa, CABERJ, ela foi demitida sem justa causa e gostaria de continuar pagando o Plano de Saúde da Caberj, porém eu já me cadastrei em outro Plano , ela pode continuar pagando o Plano dela somente para ela ???

  219. Ivonete Pereira disse:

    Trabalho numa empresa a 13 anos, eu e o meu marido como beneficiário, temos os Plano de Saúde, Unimed Seguros e odontológico Sul America, descontados em folha. Me aposentei na mesma empresa em 2007. Por um problema de saúde preciso pedir demissão. Tenho direito a manter os planos pela empresa por tempo indeterminado? É aplicada a Lei 9656/98, no art.31? Qual o procedimento a ser feito junto ao planos de saúde e odontológico?

  220. Marlucia Cavalcanti Alves da Silva disse:

    Senhores,
    Trabalhei como Prestadora na FINEP, empresa ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.Passamos por diversas empresas que nos contratava através de Licitação. A última, “ALVES E MAGALHÃES LIMPEZA E CONSERVAÇÂO LTDA, assinou nossa CTPS em 25 de fevereiro de 2010. Só que a FINEP rompeu o Contrato em 31 de outubro de 2011, nos devolvendo a ALVES E MAGALHÃES. No dia 01 de Novembro de 2011 fomos a empresa(ALVES) que estava de portas fechadas e ninguém sabia do paradeiro de Gerente ou qualquer outro funcionário. Porém o Plano de Saude (AMIL BLUE 1)continuou vigente até dia 14 de fevereiro 2012. Gostaria de continuar com o Plano. Nossas carteiras estão SEM a BAIXA porque a empresa “sumiu”. Pode nos ajudar?
    Grata antecipadamente
    Marlucia Cavalcanti A. da Silva

    • Marlucia, boa tarde!

      Você reside em Belo Horizonte?

      Se positivo, podemos tentar ajuda-la. Caso contrário, o ideal é você ligar para a Amil e verificar a possibilidade de contratação do plano de saúde individual, com aproveitamento de carência do seu plano empresarial.

  221. Telmo Campos disse:

    Boa tarde,

    Fui desligado da empresa, sendo que no meu caso a empresa pagava o plano integral 100%, não tinhamos nenhum desconto em folha.

    Existe a possibilidade de eu continuar pagando o plano ?

  222. cristina disse:

    ola, fui demitida estou precisando muito do plano visto que estou em tratamento de saude mas disseram-me que a empresa que eu trabalhava deve enviar uma carta a fornecedora do plano, isso procede?
    envie a resposta

    • Cristina,

      se estiver enquadrada nos requisitos da lei, você deverá manifestar seu interesse por escrito em um prazo máximo de 30 dias, contando a partir da data do seu afastamento. Essa carta deverá ser entregue e protocolada na empresa aonde você trabalhava.

  223. elias francisco de oliveira disse:

    ola bom dia, gostaria de um esclarecimento se possivel. Meu pai trabalhava em uma empresa e tinha um plano de saude. Ele foi demitido da empresa, apenas eu quero continuar pagando o plano, eu tenho direito de herdar carencias … ?
    desde ja obrigado

  224. wagna disse:

    Boa Tarde,meu marido foi mandado embora da empresa,o convenio era bradesco,minha filha está sobre tratamento de fonoaudiologa e neuropsicologia,mas a empresa deu 3 meses,acabei perdendo 1 mes pois fim de ano a médica dela estava de férias,o que posso fazer?

  225. Miguel disse:

    trabalhei em uma empresa e contribui para um plano de saude por mais de dez anos, o plano de saude mudou para outra operadora, a menos de um ano, já estou aposentado agora fui demitido, tenho direito a permanecer com o plano assumindo o valor integral, por quanto tempo?

  226. nelson disse:

    Estou necessitando de uma informação bastante assertiva, pois fui demitido sem justa causa em julho de 2011, mas estava em tratamento odontologico que foi autorizado pelo convenio/ empresa quero saber se eu tenho direito de continuar pagando o plano de saude e se tenho direito de continuar o tratamento , pois o mesmo já tinha autorização.
    Aguardo resposta urgente,
    Nelson Penedo.

  227. Luciana disse:

    Trabalhei numa empresa durante 5 anos e dei entrada no convenio com pedido de cirurgia, porém fui demitida, como devo proceder para continuar no plano?

  228. Welton Carvalho disse:

    Bom Dia Dr. Rodrigo.

    Primeiramente gostaria de agradecer pela orientação que nos tem dado. Porém ainda tenho uma dúvida, o meu pai é aposentado porem continua trabalhando, mas ja esta cansado e quer deixar a empresa, tem como ele conseguir a extensão do seu plano de saude ainda pela aposentadoria mesmo ele ja tenha se aposentado a dois anos atráz, ou somente caso ele seja demitido?

    Desde´já agradeço a sua atenção

  229. Rosana Cavalcante disse:

    Como o prazo é de 30 dias para dar entrada no processo de permanência no plano, gostaria de saber se a cópia da rescisão precisa estar homologado pelo Sindicato ou DRT. Pode ser apresentado copia sem a homologação

  230. Wanderson Caldeira, disse:

    Boa Noite,

    Trabalhei em uma empresa a 4 anos e tinha um plano de saúde empresarial, mais surgiu uma oportunidade de ir trabalhar em outra empresa, portanto pedi conta em 06/01/2011, no mesmo dia da rescisão meu ex patrão cancelo o plano de saúde sem esperar os 30 dias de carência, sera que tenho direito aos 30 dias de carência para procurar outro plano de saúde ou continuar como particular mais sem perder a carência do plano cancelado?

    Atenciosamente,

    Wanderson Caldeira

  231. Adriana disse:

    Bom dia!

    Fui demitida do emprego no dia 03/01/2012. Estou em um tratamento de um nodulo encontrado na glandula Tireoide. Qual o prazo tenho para continuar utilizando o plano de saude e como faço para continuar com o plano?
    Certa de sua atenção aguardo um breve contato.
    Obrigada

  232. juliana leticia dos santos souza disse:

    boa tarde meu marido foi demitido sem justa causa em 02/01/2012 eu estou gravida de 7 meses e meio e gostaria de dar continuidade ao palno de saude,mas ao entrar em contato com o rh da empresa fui informada que nao sera possivel por se tratar de um plano corporativo abrangendo apenas funcionarios ativos gostaria de saber se isto e correto.

  233. rogerio lemos santos disse:

    trabalhei 1ani e 3 meses nimhaesposa esta gravida de 1 mes tenho direito
    fui demetido sem juntas causa

  234. Mendonça disse:

    Bom dia a todos,

    Estou me aposentando mas continuo em atividade na empresa. Gostaria de saber se com essa nova lei eu é que terei que pagar o meu plano ou continua pagando como funcionário ?

  235. sandra disse:

    Rodrigo,

    Meu esposo PEDIU demissão para iniciar em outra empresa. Gostaria de saber se posso utilizar o plano antigo, me falaram que ele vale 30 dias após rescisão. A carteirinha do novo emprego ainda não veio.

    Obrigada!!!

  236. Carmen disse:

    tenho uma dúvida. A empresa para qual trabalho oferece plano de saude basico sem custo para todos os funcionários, porém optei a 8 anos por um plano apartamento do qual pago mensalmentea diferença, descontado em holerith.
    Estarei me aposentando dentro de dois anos, e ao mesmo tempo completarei 10 anos de up grade pago no plano de saude, terei direito a continuar com o plano.

    Grata

  237. Tatiana disse:

    Meu marido saiu da empresa onde ele trabalhava ,será que ele tem direito no convenio medico?

  238. Aldo disse:

    fui desligado ontem da empresa a qual trabalhava a 3 anos, e tenho o convenio com a UNIMED Plano Supremo com co-participaçao apenas a 8 meses, fui informado q estou segurado até o final de janeiro/12, mas li alguns relatos onde posso manter o plano pagando a parte do empregador, como devo proceder ? me enquadro neste artigo ?

  239. Gustavo disse:

    Boa tarde

    No caso da continuidade do plano, como é feito o pagamento?

    O Bradesco não possui plano individual, só empresarial.

    O funcionário paga para a antiga empresa ou para o plano de saúde?

    Atenciosamente,

    Gustavo Perez de Almeida Lopes.

  240. Ademir do Vale Zagrova disse:

    estou me desligando da empresa hoje,sem justa causa minha esposa esta gravida de 6 meses gostaria de continuar com o plano da unimed,porem só para ela que esta gravida isso é possivel?
    desde ja agradeço sua resposta..

    Ademir Zagrova..

  241. Jarbas Didier disse:

    A quem devo me reportar para efetuar a solicitação de continuidade do meu plano,
    Ao meu empregador ou ao meu plano de saude.

  242. Boa noite!

    Trabalho em uma empresa há mais de 10 anos, porém o plano de saúde não é descontado mensalmente em folha. De vez em quando havia desconto de fator moderador, a co-participação não é?

    Terei direito a continuar com o plano em caso de desligamento ou aposentadoria?

    Muito obrigado!!!

  243. Roberta disse:

    Boa tarde, tenho uma dúvida, meu marido foi demitido sem justa causa no dia 11/11, e gostaríamos de continuar com o convênio, mais eles alegam que a empresa irá mudar de convênio, então ele não terá mais direito, porfavor gostaria de saber se essa informação procede, se não qual o procedimento a tomar.
    Grata
    Iremos até lá amanhã, vcs poderiam me instruir.

  244. Marina disse:

    Bom Dia,
    Fui demitida sem justa causa dia 8 de novembro e gostaria de continuar com o Plano Bradesco Empresarial que a empresa possui. Quando entrei em contato para solicitar o mesmo fui informada que não é possivel faze-lo. Devo entrar em contato diretamente com a Bradesco saúde? Eles me disseram que só possuem convenio para PJ.
    O que devo fazer?
    Obrigada

  245. Adilson disse:

    Boa Tarde
    Minha esposa trabalhou em uma empresa por 6 anos.
    Lá ela tinha um plano coletivo no regime de co-participação.
    Pelo que entendi, ela nao teria direito é isso mesmo? Teria alguma alternativa? Um paralelo? O problema é que há uma semana nossa filha (que está no mesmo plano) foi diagnosticada com Leucemia e ela já está em tratamento com este plano.
    Alguma solução/alternativa para isso?
    Obrigado,

    • Adilson,

      se a sua esposa não estiver enquadrada nos requisitos da lei, infelizmente ela não terá direito a permanência no plano.

      Se o plano de saúde da sua esposa comercializar planos individuais, você pode tentar contrata-lo com aproveitamento total de carência. Isso não é uma garantia, é uma tentativa.

      Se você contratar outro plano, que não seja o atual, não haverá aproveitamento de carência para doença pré existente.

      Desejo-lhe que tudo ocorra bem, e que sua filha tenha o tratamento com qualidade.

  246. Andréia Tres disse:

    Olá, Dr. Rodrigo. O termo de interesse a ser protocolado, demonstrando o interesse, devo fazer na própria empresa ou direto na Unimed? Agradecida.

  247. Antonio Cesar disse:

    Sai da empresa a qual trabalhava, e pedi ao plano de saude para continuar pagando, como já tinha mais de 35 anos de carteira assinada entrei com os papeis de aposentadoria e me aposentei, agora após 24 meses , o plano está cancelando meu plano, e se continuar com o mesmo terei um acrescimo de mais de 300% ( trezentos porcentos), o que posso fazer sendo aposentado? posso pleitear que o plano permaneça, nos mesmos moldes que paguei por 24 meses? tenhop alguma outra solução?
    Agradeço desde já os comentários e orientações

  248. Angela Maria Rodrigues Neri disse:

    Boa tarde
    Eu tinha um plano na empresa que eu trabalhava, fui dispensada sem justa causa, queria adquiri o plano entrei em contato com aempresa e preenchi o formulario para poder adquiri o plano, mas agora fui informada que a empresa esta mudando de plano como que eu fico.
    e que eles nã podem fazer como que eu fico

  249. Luciana disse:

    Bom dia a todos!

    Através deste Blog e das informações prestadas pelo Sr. Rodrigo Otavio, “corri” atrás dos meus direitos e consegui que a empresa que trabalhava fizesse todo o procedimento para continuar com o plano de saúde.
    A maioria das empresas não informa os ex funcionários sobre a Lei que da direito a estender o plano de saude conforme o tempo trabalhado, afinal “você” estará dando trabalho para o processo meio burocrático, mas é seu direito.
    Então, demitidos corram atrás dos seus direitos.
    Boa sorte a todos! Sucesso!
    Muito Obrigada, Sr.Rodrigo Otavio pela prestação de serviço para todos aqui
    Luciana

  250. Cleber disse:

    Bom dia fui demitido no dia 06/09/2011 no dia 28/09/2011 foi minha rescisão de contrato e nesse mesmo dia fui ao centro da Norclinica eu pensei que era para dar entrada depois que foce feita a recisão de contrato e pedi para dar continuidade com o Plano me deram um formulário para preencher e um comprovante para Pagar apenas no Banco Itáu o Depósito tinha que ser indentificado e informar o CPF no Momento do Depósito ao Caixa do Banco no dia 27/09/2011 os Bancários entraram em Greve e no dia 17/10/2011 voltaram as suas Atividades Paguei a fatura no dia 19/10/2011 Quando fui apresentar o Comprovante que tinha Pago me informaram que ia me estornar o valor pago e que eu não podia continuar com o plano porque já tinha passado da Data de validade OBS. Estou com todos os Papeis que comprovam Tipo { TERMO DE ADESÂO INTERMÈDICA} vendo uma dica deste Site resolvi escrever e lhe pedir ajuda ?????? Fique de olho no prazo de solicitação, que é de 30 dias após a data demissão. Faça a mesma por escrito e solicite o protocolo de recebimento.Se houver desrespeito à esta norma, procure defensoria pública ou um profissional jurídico. Seu direito deve ser respeitado. Segue o artigo 30 e 31 da lei 9656/98.

  251. Camilla disse:

    Boa noite, meu pai trabalhou na empresa por 17 anos, onde se aposentou em 2002, porém, continuou trabalhando até maio deste ano na mesma empresa,no entanto,ele permaneceu ativo no convênio até dia 09 de setembro. Só que fiquei sabendo hj que meu pai tem direito de permanecer com o convênio médico,apesar de fazer mais de 30 dias do seu desligamento da empresa, ele ainda tem esse direito? vale a pena correr atrás?
    Desde já agradeço a atenção.

  252. walter amaral couto disse:

    FUI DEMITIDO DIA 02/05/2011 DEI CONTINUIDADE AO PLANO, AGORA FIQUEI SABENDO QUE VAI SER CANCELADO 05/12/2011.
    O QUE FAZER PARA AUMENTAR PARA 24MESES ?TENHO MINHA DEPENDENTE QUE ESTA FAZENDO TRATAMENTO MEDICO PARA OPERAR E VAI PASSAR DOS SEIS MESES.
    EU SOU MORADOR RIO DE JANEIRO E MINHA UNIMED E PAULISTANA

  253. Elisangela Rodrigues disse:

    Bom dia,

    Eu trabalho numa empresa há 12 anos na qual me aposentei e vou ser desligada e gostaria de saber como manter o meu plano e quanto vou pagar po ele?

    Fico no aguardo,

    Grata

    Elisangela Rodrigues

  254. Mariana disse:

    Boa tarde meu marido trabalhou cerca de 6 anos na empresa onde foi desligado a 15 dias, estou gestante de 7 meses, sei que tenho direito a continuar com plano de saude, porém quando ligo no convenio SULAMERICA me informam que não a planos individuais apenas empresariasi como devo proceder

  255. NADIR BELO DE ARAUJO disse:

    Boa noite

    gostaria de saber se continuo tendo direito no meu plano de saude empresarial,fui demitido da empresa e agora estou aposentado,como faço para continuar com o plano.

    numero 771-550-000116-012

    NADIR BELO DE ARAUJO

    Atenciosamente

    Nadir Araujo

  256. Osana disse:

    Bom dia Rodrigo Otavio,

    Um funcinario está sendo dispensado e deseja continuar pagando o plano, para isto necessito fazer uma carta de continuidade, voce tem o modelo?
    e aproveitando gostaria de saber se depois de demitido ele pagando por conta se irá constar na relação de funcionarios que tem o plano de saude que vem anexo ao boleto.

  257. Sandra Cristina disse:

    Eu me aposentei em janeiro de 2009 e continuo trabalhando na mesma empresa tenho plano de saúde que pago 40% e a empresa 60%, era Bradesco mais de 10 anos em setembro/2010 mudou para sulamerica, pergunta quando eu for demitida posso continuar pagando os 100% e ficar no mesmo plano sulamerica ou eu teria que ter feito algo, mesmo sem a empresa/RH me orientar a fazer nada?

  258. Anedi disse:

    Boa tarde,

    Fui demitida em 15/04/209,desde então passei a pagar o seguro saúde integral, me aposentei e agora depois de 2 anos tive meu seguro cancelado em 01/06/2011.
    A impresa me informou que como não estava aposentada no momento da demissão meu direito passou a ser de 24 meses.
    Está correto?

    Atenciosamente,
    Anédi

  259. CRISTINA disse:

    Olá Rodrigo,

    Ao ser desligada da empresa eu automaticamente perco o plano? Não se tem um periodo que eu ainda possa usa ? Por exemplo ( desligada em 15/ do mês ) usar até o fim do mês 30/? Minha empresa está demitindo em massa e estou em tratamente precisando fazer uns exames e não sei se terei tempo …
    Agradeço pela ajuda.
    Abs Cristina

  260. OLÁ MINHA CIRURGIA JÁ ESTA MARCADA E AUTORIZADA PELO CONVENIO UNIMED CENTRAL NACIONAL ESSE PLANO É EMPRESARIAL E NÃO PAGAMOS NADA POR ELE MEU MARIDO FOI DEMITIDO EU PODEREI OPERER MSM ASSIM??????

  261. Amarildo Barros disse:

    Rodrigo, boa tarde.

    Fui demitido, após 8 meses de trabalho, sem justa causa. A empresa alega que não me enquadro pois não obtive o tempo mínimo de 18 meses de trabalho, para obter o direito mínimo de 6 meses (1/3).
    Entendi que a lei me faculta o direito mínimo de 6 meses e não limita o período mínimo de trabalho na empresa.

  262. Luciana disse:

    Rodrigo Otávio, bom dia.

    Entrei na empresa em 10/11/2010 e fui demitida em 06/04/2011. Fui indenizada $$ do aviso prévio na recisão.
    Solicitei por e-mail informação a empresa para me manter no plano de saúde onde eu contribuia com 20% do valor do plano(descontado em folha de pagamento).
    A empresa me informa que:

    Atendendo a sua solicitação de 08/04, você permanece no plano de saúde da empresa pelo tempo estipulado pela lei, 03 meses. Assim, você poderá gozar do plano de saúde normalmente até JUNHO/2011.
    ***Contudo, para continuar gozando do benefício, você deverá participar com 100% do valor do plano a partir de seu desligamento.No seu último salário (05/04) foi realizado o desconto de 20% do valor total do plano referente ao mês de março, de maneira que, para continuar gozando do plano até junho, deve restituir à empresa a mensalidade de ABRIL e proceder o pagamento das parcelas de maio e junho, conforme cronograma abaixo:
    10/05 – 258,25 (ref. parcela 04/2011)10/06 – 258,25 (ref. parcela 05/2011)10/07 – 258,25 (ref. parcela 06/2011)

    Está correto eu ter que restituir a empresa do valor descontado do meu salário de março???
    Está correto ter que depositar em conta corrente da empresa o valor integral do plano? ( O correto seria pagar para o plano via boleto enviado pelo plano de saúde?).

    Aguardo seu retorno e parabéns pelo trabalho e ajuda que você disponibiliza a todos aqui.
    Luciana

    • Luciana,

      A partir da sua demissão a empresa não tem mais responsabilidade de pagamento dos seus beneficios. Caso solicitado a continuidade do plano, o pagamento integral das mensalidades serão por conta do funcionário demitido.

      “( O correto seria pagar para o plano via boleto enviado pelo plano de saúde?)” – Alguns planos sim, outros cobram da empresa e a empresa recebe do ex-funcionário.

  263. viviane disse:

    Olá, Boa Tarde.
    Sou dependente do meu esposo no plano de saude da empresa e estou gravida de 8 meses e ja com a data do parto marcada. Meu esposo acabou de ser demitido, temho direito de continuar com o plano? a empresa disse que não?!!

    • Viviane, boa tarde!

      O seu esposo pagava uma parte do Plano de Saúde dele?
      Se ele pagava uma parte do plano de saúde e foi demitido sem justa causa, ele pode pedir a continuidade do plano de saúde, assumindo a parte que ele já pagava + a parte da empresa, conforme a lei 9656/98 art. 30 e 31.

  264. Walter Fernandes disse:

    A data de desligamento da empresa foi dia 08/12/2010 mas só me homologou em 15/03/2011. Gostaria de saber também a fonte onde consta que o prazo é 30 dias pois não achei, somente vi as regras mas o prazo não.

    Obrigado

    Walter Fernandes

  265. Patricia disse:

    Bom dia, meu pai trabalhou quase 30 anos em uma multinacional ficou alguns meses com direito ao convenio após ser demitido
    ele se aposentou em 1998 e continuou trabalhando, era descontado um valor x por mês referente ao convênio, então creio que ele tem direito a premanecer com convênio mas como proceder qual primeiro passo para recorrer afinal faz mais ou menos 1 ano e meio que ele saiu da empresa e nunca foi atras disso…Obrigada aguardo resposta!!!

  266. josé renato da silva disse:

    Tenho a mesma dúvida do José Correa(de 10/11/2010):
    Trabalhei em uma única empresa por 33 anos.Aposentei-me e,um ano depois, fui demitido sem justa causa. Alguns dizem que o direito à continuidade do plano de saúde é de no máximo 24 meses e, outros, dizem que é por prazo indeterminado.
    Qual é o correto.
    Obs:meus 24 meses terminam no próximo mês.
    Abraços. Fico no aguardo de sua resposta,por favor.

  267. VERALÚCIA disse:

    Olá,minha tia trabalhou em uma empresa ha 10 anos,por motivo de saúde foi afastada das funçoes,mas infelizmente perdeu o plano de saúde,que pagava vinculado com a empresa.Pergunto:Será que hoje ,ainda vinculada com a empresa é possível retornar com o convênio,mesmo recenbendo através pelo INSS?Agradeço o contato boa tarde.

  268. JAIRO DE ALMEIDA disse:

    BOA NOITE SR. RODRIGO OTAVIO FUI DEMITIDO DA EMPRESA EM 16/11/2010 JA SOLICITEI MEU INTERECE A CONTINUIDADE AO PLANO DE SAUDE EM 21/11/2010 VIA FONE E TAMBEM VIA EMAIL NO MEU PLANO DE SAUDE A EMPRESA PAGA 100% AO TITULAR E PARA OS DEPENDENTES 50% TENHO DIREITO A DAR CONTINUIDADE AO PLANO DESDE JÁ AGRADEÇO A RESPOSTA NO AGUARDO

    OBS: MINHA ESPOSA JÁ ESTAVA EM TRATAMENTO MÉDICO ESTA É A MAIOR PREOCUPAÇÃO ABRAÇO

  269. ADRIANA disse:

    olá…meu pai tb se aposentou a mais de dez anos e tb contribuiu com o plano de saude na empresa a mais de dez anos…mesmo aposentado continuou trabalhando e contribuindo em dois mil qndo teve que se desligar da empresa…teve direito ha mais um ano de convenio médico…fiquemos sabendo dessa lei no ano de 2010, gostaria de saber se ele ainda teria como recorrer, sei lá…pra conseguir ao menos manter o plano de saúde…o que ele precisaria para comprovar no caso…já que se passaram tanto tempo…agradeço sua atenção se possivel desde já
    grata…

  270. Indira disse:

    Boa Noite!Gostaria de saber se há possibilidade de recorrer a justiça, em relação ao plano de saúde, pois meu pai trabalhou há 30 anos em uma empresa e foi demitido dois anos atrás, na época eu estava com cirurgia marcada,no entanto a empresa deixou continuar com o plano, durante 6 meses o prazo da cirurgia e revisão, só que nessa mesma época ele já tinha dado entrada na aposentadoria, onde foi concedida a aposentadoria em 2008, e antes de terminar o prazo meu pai, falou com a assistente social que queria continuar com o plano. O que faço para não perder o plano de saúde? Há possibilidade de entrar com uma ação judicial?

  271. Renata disse:

    Meu marido trabalho numa empresa há 2 anos e foi demitido em 01/12 e tem o plano Unimed co-participativo e solicitou
    a empresa o direito de permanecer no plano, ele tem esse direito?

  272. erivanda costa disse:

    Fui funcionaria da antiga teleceara,durante 20 anos e tinha plano de saude ,fui demitida sem justa causa depois da privatizacao,tenho direito a ficar com o plano de saude,já fazem 9 anos da minha demisao,quero saber urgente se ainda tenho esse direito.

  273. Itamar disse:

    trabalhei 18 anos, fui demitido em fevereiro e só tive direito a 6 meses de plano! qual seria o tempo correto? e se posso continuar com o plano, tenho uma pessoa doente que precisa deste plano e se tenho direito que pagar integral? Nenhum plano vai aceita uma pessoal doente e a doença foi adquirida quando a mesma tinha o plano de saude que foi cancelado com a minha demissao.

  274. Itamar disse:

    Tralhei 18 anos, fui demitido em fevereiro e só tive direito a 6 meses!!! qual seria o tempo de direito correto? e se posso continuar com o plano, tenho uma pessoa doente que precisa deste plano e se tenho que pagar integral. Obrigado.

  275. Ligia disse:

    Olá boa tarde. Tenho uma dúvida e gostaria de esclarecê-la: trabalhei desde 2003 na mesma empresa e em novembro de 2009 em acordo com a Superintendencia Geral da empresa, tirei uma licença não remunerada para estudos fora do país e conforme acordado, quando voltasse após 1 ano, voltaria ao meu cargo. Porém a empresa não honrou o acordado e quando voltei fui demitida. Desde o princípio do meu contrato de trabalho sempre paguei pelo convenio médico oferecido pela empresa, pois queria um plano de categoria melhor, pois o plano básico não era cobrado. No período em que fiquei afastada suspenderam o convênio médico pago e fiquei apenas com a cobertura do básico. E agora, que fui demitida gostaria de continuar com o meu plano anterior de categoria superior, mas fui informada que não tenho direito. Está correto isso ou tenho direito?Obrigada.

  276. Juliana disse:

    Bom dia,tenho uma duvida meu pai tem 18 anos na mesma empresa,hoje com 72 aposentdo e continuou na empresa,porem a empresa continuo descontando o INSS e agora teve uma mudança no local de trabalho e acharam melhor dispensa-lo sem direito ao convenio medico,ao recorre eles justificaram que nao tem direito.Agora sabendo da lei sei que ele tem direito desde que assuma o pagamento integral,so que a empresa descontava ex:se um exame e 10,00 reais ele pagava 03,00 reais,nisso que nao estou entendendo,voce pode me esclerecer melhor sobre o pagamento integarl,Obrigada

  277. Wallace disse:

    Caros,

    A empresa que trabalho foi vendida e irá rescindir contrato com seus colaboradores. Sou contributário e gostaria de continuar com o plano de saúde atual mas esta seguradora não tem planos individuais. Tenho direito mesmo assim à manutenção do plano durante o período de 6 meses, pagando integralmente?

    Obrigado

  278. Deise disse:

    A minha duvida é a seguinte: se eu for demitida da empresa que estou e automaticamente eu entrar em outra , mas… que nao ofereça plano de saude , qual o meu direito de permanecer com o convenio? Uma vez que faço tratamento com cirurgia prevista para daqui uns 6 meses ??Grata .

  279. mary disse:

    Meu marido foi demitido e não foi informado da possibilidade da permanencer no convenio, mesmo tendo trabalhado na empresa a 10 anos e ser aposentado, já esta desligado da empresa a 1 ano e 10 meses, como faço para solicitar este beneficio? Obrigada!

  280. Sérgio disse:

    Caro Rodrigo,

    Sou funcionário de uma empresa há 30 anos. Durante aproximadamente 25 anos contribuí mensalmente com o plano de saude que a empresa contratou. Após este período, a empresa mudou o fornecedor e contratou a Bradesco Saude porém na modalidade Seguro Saude e a partir de então, ficamos sem fazer contribuição. O fato de termos contribuido por mais de 25 anos pode ser levado em consideração na hora do desligamento da empresa, para continuar com o plano/seguro?

  281. Lúcia disse:

    Trabalho em uma empresa há mais de 10 anos, tenho a UNIMED CO-PARTICIPAÇÃO, gostaria de saber se tenho direito de continuar com o plano de saúde.

  282. claudia machado disse:

    Meu marido trabalhou durante 22 anos em uma empresa,tinhamos plamo de saude. Quando ele saiu perguntou a empresa se poderia ficar com o plano de saude, eles falaram que só poderia ficar durante 1 mes e depois solicitaram que a carteirinha do convenio deveria ser quebrada e assim fizemos.Agora o que eu posso fazer para requerer esse meu direito?

  283. José Correia disse:

    Trabalhei em uma empresa por mais de 30 anos, me aposentei, e fui demitido após 10 anos de aposentadoria trabalhando na mesma empresa.
    Quando fui demitido em maio de 2007. Estava em um plano de saúde desde agosto de 2002, e continuei com o plano por mais 24 meses após a minha demissão (pagando minha parte e a parte da empresa)porem me informaram que após esse período de 24 meses não poderia mais continuar com o mesmo plano. Está correto isso ?
    Não poderia continuar no plano por tempo indeterminado ? tenho muitas duvidas em relação a isso.
    NOTA: Na carta de compra de carencia que peguei na empresa para aquisição de um novo plano é feito uma anotação entre parentes ( NÃO ADAPTADO À LEI 9656/98 )

    PERGUNTO: Se o meu plano foi contratado em 2002, após a criação da lei 9656/98. não me dava o direito de continuar com o mesmo plano por tempo indeterminado?
    Se êu tivesse direito de continuar no mesmo plano ainda é possivel entrar com recurso ou já venceu o prazo para entrar com recurso?
    Se for passivel de recurso, como e onde entrar?

    Desculpe o tamanho da mensagem.

    Att.
    José

  284. Maria Manuela Oliveira da Silva disse:

    trabalhei em uma empresa durante doze anos e quando fui admitida já era aposentada, tive varios problemas de saude incluindo dois enfartes , a empresa nudou de plano de saude tres vezes na ultima a Amil contribui durante 6 anos , quando fui demitida sem justa causa solicitei a continuidade do plano e pago o mesmo a quase dois anos , agora tomei conhecimento que perco este beneficio após dois anos porque fui incluida no artigo 30. isto é correto? o artigo 31 é somente para pessoas que se aposentam na empresa ? a lei não é clara quanto a isso ela garante ao aposentado a continuidade do planos pelo mesmo tempo que contribuiu, más não diz que a mesma deve ser solicitada por ocasião do requerimento da aposentadoria.
    Tenho alguma chance se entrar con recurso na justiça para continuar com o plano por mais quatro anos?
    O problema é que tenho 60 anos e tres tipos de pre-existentes, nenhuma assistência compra a carencia nestas condições , e não posso ficar sem assistencia.

  285. Livia disse:

    Fui demitida sexta (22/10) e no mesmo dia comuniquei a empresa a vontade de permanecer no plano.

    35% do valor do plano sempre foi descontado do meu contra-cheque desde jan/2008.

    Hj liguei para o plano e fui informada que não tenho direito a continuar com o plano pq não sou contributária junto ao plano. Fiquei sem entender… Se sou descontada em 35%, como não sou contributária?

    Agradeço sua ajuda!

  286. Vera disse:

    Bom dia!

    Meu pai se aposentou vai fazer um ano ele tinha mais de dez anos na empresa e um mês antes de se aposentar manifestou interesse de prosseguir com o plano ,só que na época a assistente social da empresa informou que ele não tinha direito a tal beneficio de continuar com o plano ele pode entrar com uma ação requerendo tal direito.

    Grata,

    Vera.

  287. Verõnica Santos disse:

    Bom dia!

    A minha dúvida em relação ao direito de manter o plano de saude é qdo a pessoa é demitida sem justa causa e não sabe que tem esse direito e ainda nesse caso que teria que manifestar o interesse de ficar com o plano de saude um mês antes e como fazer tal solicitação se vc não sabia que seria demitido e ainda mais após ter sido liberado de cumprir o aviso,pois empresa nenhuma divulga esse direito ao funcionário com mais de 10 anos de empresa ,sendo assim qual o procedimento a ser adotado,qual o prazo para tentar reclamar por tal direito?

  288. Gefa disse:

    O EX-EMPREGADOR DEVERÁ MANTER O EX-EMPREGADO NO PLANO, CASO SOLICITAÇÃO?

  289. nilda malinovski disse:

    Bom dia

    para ficar com plano de saude p mim e meu dependente tenho que pagar integral para os dois.

  290. Michele disse:

    Trabalhei em uma multinacional durante 10 anos.O plano de saúde oferecido desde 2007, quando tive uma promoção.(Antes disso era me concedido outro plano)O plano atual, me desconta em folha 20% de co-participação,quando utilizado algum serviço.A maioria dos meus contra-cheques, têm a co participação, devido uma grande utilizaação do plano.Gostaria de saber se tenho o direito de continuar com o plano?Tenho menos de 30 dias desligada da empresa.
    Grata,
    Michele

  291. Elizabeth disse:

    Bom dia, gostaria de saber como a empresa mantem esse funcionário no plano? O pagamento do plano oa funcionário desligado deverá ser feito pela empresa ou o ex-funcionário deverá fazer o pagamento direto ao Plano de Saúde???
    Grata
    Elizabeth

    • Elizabeth,

      O processo é o seguinte:

      1º O funcionário terá direito a continuar com o plano de saúde, se ele pagar uma parte da mensalidade e se for demitido sem justa causa;
      2º O funcionário deverá manifestar a intenção de continuar com o plano de saúde em um prazo de 30 dias, contando a data de demissão;
      3º A empresa deverá informar o desejo do funcionário e solicitar a continuidade de cobertura do mesmo.
      4º O plano de saúde emitirá a cobrança para residência do ex-funcionário, pelo periodo que ele têm direito.

      A permanência de todos os ex-funcionários, esta vinculado com o contrato da empresa, com isso, se houver qualquer tipo de alteração, a mesma será aplicada para todos os funcionários demitidos que optaram em continuar com o plano, exemplo: Reajuste, cancelamento do contrato etc.

  292. Joelma disse:

    Boa Noite
    Esta lei esta em vigor desde que ano?Faz quase 20 anos que meu pai aposentou, já faleceu será que minha mãe tem direito?Grata

  293. Fernanda Siqueira disse:

    Bom dia, eu gostaria de saber se a lei de continuar com o convênio médico é válido para todos os convênios.

Deixe um comentário

↑ Ir para o topo ↑