8 dicas para você contratar a melhor opção de Plano de Saúde Empresarial em 2021

por | 24 set 2021 | Notícias, Plano de Saúde Empresarial, Rota Seguros | 0 Comentários

Reading Time: 5 minutes

Guia: 8 dicas para você contratar a melhor opção de Plano de Saúde Empresarial em 2021

 

Se você possui uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, você com certeza já pensou em contratar um plano de saúde empresarial. Mas entre tantas possibilidades disponíveis no mercado, como escolher a melhor opção para você, seus dependentes e colaboradores e é claro, para a realidade do seu negócio? 

Para responder essas e outras dúvidas, a Rota Seguros criou um guia com 8 dicas para você contratar a melhor opção de plano de saúde empresarial em 2021. Confira!

  1. Ter uma corretora especializada;
  2. Plano de Saúde como atração e retenção de talentos;
  3. Plano de Saúde Empresarial para você e sua família;
  4. Avalie suas necessidades e de seus colaboradores;
  5. Confira as opções de coberturas disponíveis;
  6. Plano de Saúde com coparticipação;
  7. Podem ter isenção de carência;
  8. Reajuste anual pode ser menor.

 

Tenha uma corretora especializada para mediar a contratação

 

Considere contar com a consultoria e com o suporte de uma corretora especializada em planos de saúde empresariais. Dessa forma, além de garantir um atendimento personalizado, você poderá comparar diversas operadoras e produtos ao mesmo tempo. Uma corretora como a Rota Seguros, prepara uma cotação individualizada e focada nas necessidades que você e sua empresa precisam.

 

Além disso, o suporte de uma corretora de saúde especializada economiza tempo e minimiza os processos burocráticos durante a manutenção do plano. Na Rota Seguros, oferecemos assistência para inclusão e exclusão de funcionários, atuamos na renovação anual, auxiliamos nos casos de upgrade ou downgrade do plano de saúde, entre outras necessidades que envolvam seu contrato.

Veja o plano de saúde como benefício de atração e retenção de talentos

 

Implementar uma política de benefícios para atrair e reter seus colaboradores faz parte da realidade de muitas empresas. Contudo, algumas organizações ainda acreditam que um plano de saúde empresarial pode representar um alto custo na folha de pagamento. No entanto, o mercado de assistência médica mudou muito nos últimos anos. Hoje, as operadoras de saúde garantem soluções e condições exclusivas para empresas de todos os tamanhos. 

 

Considere contratar um plano de saúde empresarial para você e sua família

 

Atualmente, as operadoras de saúde oferecem contratação de planos de saúde empresariais para empresas classificadas como MEI, LTDA, SA ou Eireli. Os planos de saúde empresariais chegam a custar 30% menos que um plano de saúde individual. Dessa forma, essa modalidade pode ser uma excelente alternativa contratar assistência médica de qualidade para você e sua família por um custo menor.

 

Considere as suas necessidades e a dos seus colaboradores

 

O primeiro ponto que você deve levar em consideração é o seu perfil e os dos seus funcionários. O plano que você escolher deve atender as necessidades que vocês buscam na assistência médica particular. Por isso, leve em conta os seguintes dados:

 

  • idade;
  • gênero;
  • estado civil e número de filhos;
  • existência de doenças crônicas;
  • se há uso de medicamentos contínuos;
  • se eles já tiveram outros planos de saúde e qual foi o nível de satisfação com o serviço;
  • geolocalização de todos os funcionários. 

 

Considere as opções de coberturas disponíveis

 

A maioria dos planos de saúde do mercado oferecem coberturas nacionais, estaduais ou apenas regionais (em um ou mais municípios). Sendo assim, se você e alguns de seus funcionários estão sempre viajando a trabalho, o ideal é que vocês tenham um plano que garanta atendimento nacional. Já para os funcionários que permanecem na empresa, você pode contratar outro produto que ofereça apenas cobertura estadual ou regional. 

 

Considere contratar um plano de saúde com coparticipação 

 

Para quem não sabe, as operadoras de saúde oferecem uma modalidade de contratação conhecida como planos com coparticipações. Nesse caso, a precificação do produto engloba o pagamento de uma mensalidade fixa reduzida, acrescida de valores (pré-definidos ou em percentuais) que são cobrados toda vez que o beneficiário utilizar um serviço coberto pelo plano de saúde. 

 

De modo geral, o plano com coparticipação é muito vantajoso financeiramente para a empresa. Afinal, nesse modelo de contratação, a empresa arca com a mensalidade e os colaboradores com a coparticipação. E como dito anteriormente, o valor da mensalidade nos planos coparticipativos são bem menores do que dos planos sem coparticipação.  

 

Outro ponto positivo dos planos com coparticipação é que ele funciona como um fator moderador de uso, evitando o excesso de utilização indevida do colaborador. 

 

Planos de saúde empresariais podem ser isentos de carências

 

A carência corresponde ao prazo que o beneficiário deve aguardar para utilizar os serviços cobertos pelo plano de saúde. No caso dos planos de saúde empresariais até 29 beneficiários, existem algumas condições promocionais de contrações que reduzem o tempo de carência estabelecido pela Agência Nacional de Saúde (ANS). 

 

Já no caso de planos de saúde empresariais acima de 30 beneficiários estão isentos do período de carência, conforme a Lei nº 9.656/98 da ANS. Entretanto, a regra só é válida para o beneficiário que solicitar o ingresso no plano em até 30 dias da celebração do contrato ou da sua vinculação à empresa contratante.

 

Reajuste anual pode apresentar índices menores

 

Quem regulamenta e determina o reajuste que será aplicado nos planos de saúde individuais é a ANS. No caso dos planos de saúde empresariais, o reajuste é avaliado pela própria operadora por meio de acordos contratuais ou pelo o que chamamos de índice de sinistralidade. Esse índice é utilizado para encontrar um equilíbrio entre o que a operadora recebeu da empresa com os gastos gerados pelos colaboradores. De modo geral, os reajustes aplicados pelas operadoras são bem menores do que os determinados pela ANS.

 

Para calcular o reajuste de empresas com até 29 beneficiários ativos, as operadoras reúnem todos os seus contratos com essa característica em um único grupo. Posteriormente, ela soma os custos gerados pelo atendimento e divide pelo valor pago pelas empresas durante o período analisado. Dessa forma, todas as empresas do grupo terão o mesmo índice de reajuste.

 

Já nos contratos acima de 30 beneficiários, o reajuste é definido de acordo com as regras contratuais. Geralmente, as operadoras consideram os gastos médicos de cada empresa individualmente, para só então definir o percentual de aumento.

 

Conclusão: 

 

E aí? O nosso guia com 8 dicas para você contratar a melhor opção de plano de saúde empresarial em 2021 te ajudou? Esperamos que sim. Afinal, vimos que um plano de saúde empresarial pode ser até 30% mais barato que um plano individual, que optar pela coparticipação reduz o custo da mensalidade, que existe a possibilidade ou até mesmo isenção de carência e muito mais. 

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que iremos responder. Agora, se contratar um plano de saúde empresarial, fale agora mesmo com os nossos consultores. Nosso atendimento é realizado pelo chat, telefone ou WhatsApp. 


Precisando contratar um plano de saúde empresarial? Na Rota Seguros, você encontra profissionais preparados e comprometidos com a excelência no atendimento. Entre em contato conosco e peça uma cotação de plano de saúde individual!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotação On-line

Cotação On-line