10 dicas para se proteger do câncer: viva com bem-estar 

por | 29 mar 2022 | Plano de Saúde, Saúde | 0 Comentários

Reading Time: 4 minutes

Você sabe qual é a segunda maior causa de morte no mundo? O câncer figura entre os principais motivos de morte no país, com expectativas pessimistas de novos casos. Analisando todo esse cenário, criamos este com conteúdo com 10 dicas para se proteger do câncer e viver com qualidade de vida.

Para se ter ideia da importância da prevenção contra a doença, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima-se 18 milhões de novos casos no mundo. Sendo que no Brasil, esse levantamento chega a 582 mil pessoas.

O avanço da medicina nos últimos anos aliado à tecnologia de ponto têm criado ações inovadoras com foco na prevenção. Assim, há a detecção precoce de diferentes tipos de cânceres.

 

Prevenção para te proteger do câncer

 

Desse modo, o tratamento de tumores de diferentes tipos pode ocorrer de forma antecipada. Obviamente, esse diagnóstico prévio possibilita mais oportunidades de vida ao paciente.

Contudo, passar por toda a trajetória de tratamento não é simples. Por isso, a prevenção continua como palavra de ordem em todo o seu contexto. Portanto, visite médicos de rotina, oncologistas e especialistas em geral.

 

Ainda assim, pensar em 10 dicas para se proteger do câncer é fundamental. Até porque, muitas pesquisas comprovam ligações diretas de excesso de estresse ao surgimento de tumores.

 

10 dicas para se proteger do câncer

 

Outro ponto de destaque das pessoas que vivem saudáveis é, sem dúvidas, o estilo de vida. Para elencar todo esse propósito preventivo, vamos colocar 10 dicas que podem te ajudar a se proteger do câncer.

 

  • Consultas rotineiras 

As consultas médicas com especialistas são fundamentais para a prevenção do câncer. Já que os exames realizados pelos médicos especialistas podem detectar tumores ainda no início. 

Dessa forma, é possível realizar o tratamento no início da doença. De acordo com os dados da Organização Médica de Saúde (OMS), a visita regular ao médico é fundamental para salvar vidas.

 

  • Cuide-se

Em tempos de estresse e rotina acelerada, o desequilíbrio mental é apontado como um dos fatores que aumentam as possibilidades de uma pessoa ser diagnosticada com câncer.

Sendo assim, procure o psiquiatra e psicólogo para encontrar o equilíbrio da sua saúde mental. Além disso, medite, respire e encontre suas formas individuais de bem-estar.

 

  • Não fume 

Abandone o tabagismo. O vício do cigarro causa cerca de 30% das mortes por câncer. Sendo que, entre os casos estão pulmão, estômago, garganta, esôfago, pâncreas, fígado, rins, entre outros.

No caso do câncer de pulmão, aproximadamente 90% dos casos têm ligação com o tabagismo. Contudo, deixar o vício não é uma tarefa simples. Porém é necessária para salvar vidas. 

Procure um médico especialista, realize exames e encontre dicas que te ajudarão a deixar de fumar. 

 

  • Faça atividade física

Movimente-se. Essa é a palavra de ordem para uma vida plena. A atividade física ajuda no equilíbrio do organismo e contribui para a dosagem de hormônios no corpo.

Além disso, o exercício contribui para a manutenção do peso e diminui os riscos com a obesidade. Em resumo, isso ajuda a prevenir o surgimento de tumores, como de útero e intestino.

 

  • Sol, com moderação 

Os benefícios do sol, com a vitamina D, têm sido apontados por especialistas como necessidades para uma vida saudável. Contudo, a exposição direta pode gerar danos ao corpo.

Entre eles surge o câncer de pele, que tem incidência provocada pela exposição irresponsável ao sol. Sendo assim, evite exposição ao sol entre 10h e 16h e procure um dermatologista com frequência.

 

  • Faça exames

Realize exames periódicos e visite especialistas com frequência. Essa ação contribui para uma vida saudável e pode ser o meio de detectar uma enfermidade mais grave, como um tumor.

 

  • Vacinação em dia

O HPV é uma doença infecciosa transmitida sexualmente e pode causar o câncer de colo do útero. O tumor que pode ser silencioso, na maioria das vezes, também tem a chance de ser evitado.

Nesse contexto, a vacinação é uma grande aliada. Meninas, entre 9 e 14 anos; e meninos, entre 11 e 14; podem se vacinar gratuitamente. Mulheres com 25 anos, ainda que vacinadas, não devem deixar de fazer o exame preventivo no ginecologista para prevenção do câncer do colo do útero.

 

  •  Faça o autoexame 

Conheça seu corpo, toque suas mamas e caso ocorra qualquer diversidade procure o ginecologista. Esse é o caminho mais rápido e preciso para o diagnóstico precoce de câncer de mama.

Visite o ginecologista regularmente e procure entender quaisquer sinais do seu corpo.

 

  • Consuma alimentos de verdade

Evite embutidos, industrializados e comidas repletas de conservantes. Esses são os vilões da saúde e podem contribuir para o surgimento de tumor.

Cuide-se e respeite o seu corpo. Assim, faça a ingestão de comidas de verdade. 

 

  •  Tenha dieta balanceada 

Como alimentos ricos em vitaminas B, D e E e que tenham ação antioxidante no seu organismo. Priorize o uso de açafrão, pimenta-do-reino com a finalidade de aumentar a imunidade e evitar o surgimento de doenças graves.

 

Cuide-se e encontre a operadora de saúde para você

Agora que você já sabe os passos para a prevenção de câncer, o que acha de agendar uma consulta com o especialista para saber como está o seu organismo? Na Roga Seguros, você encontra consultores especialistas treinados com o direcionamento de oferecer produtos adequados para cada perfil. Confira! 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotação On-line

Cotação On-line