Como declarar o plano de saúde no imposto renda – Guia Completo 2024/2025

Conteúdo criado por humano

Como declarar o plano de saúde no imposto renda - Guia Completo 2024 - 2025
Quero cotar plano de saúde gratuitamente!
Reading Time: 6 minutes

Gastos com plano de saúde individual, familiar ou empresarial podem ser deduzidos na base de cálculo do IR anual. Para ajudar você a entender as regras especificas de cada caso, preparamos um guia completo de como declarar seu plano de saúde no imposto de renda.

 

Como declarar meu plano de saúde no imposto de renda anual?

 

É bem mais simples do que você imagina declarar o plano de saúde no imposto de renda. Confira os passos:

No site da Receita Federal, clique em Fazer minha declaração”. Para fazer a declaração, você deve informar, na ficha “Pagamentos Efetuados”, disponível no menu à esquerda em “Fichas da Declaração”, o código nº 26 (Planos de Saúde no Brasil), além do CNPJ da operadora e o valor pago pelo plano.

Dessa forma, durante a declaração do IR, siga as orientações contidas no informe de rendimentos enviado pela operadora de saúde ou informado pelo seu empregador, quando se tratar de plano fornecido pela empresa.

Caso o empregador custeie o plano de saúde de forma integral, e nenhuma parcela ou contribuição saia do seu bolso, você não precisa declarar gastos com assistência médica, pois não houve despesa dedutível.

No ato do preenchimento da ficha “Pagamentos Efetuados”, também é possível importar automaticamente o informe de rendimentos citado anteriormente, caso esteja em formato compatível (geralmente XML). Isso facilita a vida do contribuinte, pois o sistema preenche os campos automaticamente com os dados corretos.

Ainda assim, outra informação importante que merece destaque é que procedimentos e consultas realizadas fora do plano de saúde podem ser declaradas, desde que não tenham sido reembolsadas pelo plano.

No caso de reembolsos, o contribuinte deve declarar:

  • As informações do prestador de serviço (nome e CPF ou CNPJ);

  • O valor total no campo “Valor Pago”;

  • A parcela reembolsada no campo “Parcela não dedutível/valor reembolsado”.

Contudo, existe uma tabela com códigos específicos para declarar cada tipo de despesa médica. Confira abaixo:

 

Código Despesa com Saúde
09 Fonoaudiólogos no Brasil
10 Médicos no Brasil
11 Dentistas no Brasil
12 Psicólogos no Brasil
13 Fisioterapeutas no Brasil
14 Terapeutas Ocupacionais no Brasil
15 Médicos no exterior
16 Dentistas no exterior
17 Psicólogos no exterior
18 Fisioterapeutas no exterior
19 Terapeutas Ocupacionais no exterior
20 Fonoaudiólogos no exterior
21 Hospitais, clínicas e laboratórios no Brasil
22 Hospitais, clínicas e laboratórios no exterior
26 Planos de saúde no Brasil

 

Assim como, vale lembrar que todas as despesas dedutíveis declaradas precisam ser comprovadas por recibo, nota fiscal ou informe de rendimentos. Guarde os comprovantes por, no mínimo, cincos anos, pois caso surja algum problema com processamento de sua declaração, você ainda terá acesso aos documentos comprobatórios.

 

Posso declarar a despesa com os meus dependentes?

 

Posso declarar a despesa com os meus dependentes?

 

Na verdade, deve! Nesse sentido, é importante que você informe os gastos realizados com um dependente ou alimentando (beneficiário de pensão alimentícia judicial ou acordada por escritura pública).

Para isso, basta indicar, na ficha “Pagamentos Efetuados”, com quem foi feito o gasto, no campo “Despesa realizada com”. Mas, antes disso, certifique-se de que a pessoa já foi cadastrada na ficha “Dependentes” ou “Alimentandos”.

Desde 2019, é obrigatório informar o CPF de todos os dependentes e alimentandos incluídos na declaração, inclusive se forem menores de idade. Além disso, nos casos em que a guarda do dependente é compartilhada, apenas um dos responsáveis pode incluí-lo como dependente na declaração do imposto de renda.

Sobretudo, é importante lembrar que você só pode deduzir despesas com plano de saúde de dependentes ou alimentandos que estejam incluídos na sua declaração.

Portanto, se você arca com o plano de saúde de um cônjuge, pai, mãe ou outro parente que declara o imposto separadamente, esses valores não devem ser informados como despesa dedutível no seu IR. Caso isso ocorra, há risco de cair na malha fina.

Em resumo: gastos com plano de saúde feitos em nome de pessoas que não são seus dependentes declarados devem ser excluídos do valor informado na declaração.

 

Como declarar o plano de saúde pago pela empresa no imposto de renda?

 

Como declarar o plano de saúde pago pela empresa no imposto de renda?

 

Em 2025, continua sendo comum as empresas pagarem a mensalidade do plano de saúde dos funcionários, enquanto o empregado arca com as coparticipações — que são valores cobrados por consultas e procedimentos, definidos pela operadora de saúde, além da mensalidade.

Se esse é o seu caso, você pode e deve declarar os valores pagos por coparticipação, desde que tenham saído diretamente do seu bolso, mesmo que descontados em folha de pagamento.

Para fazer isso, siga os passos:

  • Acesse a ficha “Pagamentos Efetuados” no programa da declaração;

  • Use o código 26 – Planos de Saúde no Brasil;

  • Informe o CNPJ da operadora do plano de saúde;

  • No campo “Valor pago”, insira o total das coparticipações pagas por você;

  • Deixe o campo “Valor reembolsado” em branco (a menos que tenha recebido algum valor de volta, o que não é comum nesse tipo de plano).

Lembre-se: não inclua o valor da mensalidade paga integralmente pela empresa. Essa parte aparece no informe de rendimentos enviado pelo seu empregador, e já é considerada como rendimento isento (ou tributável, conforme o caso).

 

Quais gastos com saúde posso deduzir no meu imposto de renda?

 

Toda vez você realiza um procedimento ou consulta na rede particular de atendimento à saúde surge aquela dúvida: posso deduzir no meu imposto de renda? Nesse sentido, para descomplicar o seu dia a dia, trouxemos uma lista de despesas médicas das quais o contribuinte tem direito à restituição.

 

Despesas médicas que podem ser declaradas

 

  • Consultas médicas: independente da especialidade, consultas médicas são dedutíveis. Dessa forma, despesas com dentistas, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, entre outros, entram no seu imposto de renda.
  • Exames: exames feitos em laboratórios ou em clínicas são dedutíveis.
  • Fertilização in vitro: tratamentos como o de fertilização in vitro, o imposto será deduzido apenas do paciente.
  • Despesas hospitalares: internações e procedimentos e intervenções em unidades de tratamento intensivo.
  • Parto: em casos de despesas com parto, os valores podem ser deduzidos por qualquer um dos cônjuges, normalmente seria apenas pelo paciente.
  • Aparelho e próteses ortopédicas: também são dedutíveis aparelhos destinados a correções de desvios da coluna ou algum problema em membros e articulações como braços e pernas mecânicos, andadores, palmilhas e calçados ortopédicos.
  • Aparelho e próteses dentárias: assim como a colocação e manutenção de aparelho dentário pode ser dedutível, próteses como coroas e dentaduras entram na mesma regra.
  • Cirurgias plásticas: este é um procedimento que pode ser dedutível, seja com finalidade estética ou reparadora.
  • Materiais cirúrgicos: em casos de cirurgias particulares, os materiais utilizados durante o procedimento também serão cobrados do paciente. Materiais como marca-passos, parafusos e placas são dedutíveis, desde que estejam declarados na fatura do hospital.
  • Assistência social, massagistas e enfermeiros: são dedutíveis desde que sejam necessárias em decorrência de casos de internação e estejam discriminadas na fatura do hospital. 
  • Despesas médicas no exterior: em casos de internações ou atendimento no exterior, os valores pagos devem ser convertidos para a moeda do país onde os procedimentos foram realizados. Posteriormente, devem ser convertidos para real, conforme a cotação do Banco Central.
  • Internação na própria residência: será dedutível apenas se estiver discriminada na fatura emitida pelo hospital.
  • Internação em casa de repouso: pode ser dedutível desde que o local seja um hospital com licença de funcionamento comprovado.

Porém, vale ressaltar que exames de DNA, despesas com acompanhante na internação, passagem e hospedagem para tratamento médico, vacinas, entre outros procedimentos não são dedutíveis no imposto de renda.

Assim como, despesas não inclusas na fatura do hospital, clínica ou profissional da saúde também não poderão ser deduzidas.

 

Como obter o informe de rendimentos do meu plano de saúde?

 

Como obter o informe de rendimentos do meu plano de saúde?

 

Você consegue o informe de rendimentos do plano de saúde de forma simples e rápida. A maioria das operadoras disponibiliza o documento diretamente no site. Basta acessar a área do beneficiário, fazer login e baixar o demonstrativo.

Se não encontrar o informe por lá, entre em contato com a Central de Atendimento da operadora e solicite o envio por e-mail.

Em casos de despesas com aparelhos dentários, ortopédicos ou próteses, você pode deduzir esses valores no Imposto de Renda. Para isso, apresente uma receita médica ou odontológica que comprove a necessidade do item e anexe também a nota fiscal em nome do paciente.

28 comentários em “Como declarar o plano de saúde no imposto renda – Guia Completo 2024/2025

  1. Denis Responder

    Caso meu filho em guarda compartilhada e pago pensão e plano de saúde, porém o plano não consta na sentença judicial, posso declarar o pagamento do plano?

    • Catharina Lustosa

      Olá, Denis.

      Sim, você pode declarar o pagamento do plano de saúde do seu filho na sua declaração de imposto de renda, mesmo que o plano não conste na sentença judicial. Desde que você seja o responsável pelo pagamento do plano de saúde e possua os comprovantes, é possível deduzir esse gasto como despesa médica.

      Agradecemos pelo seu comentário!

  2. Nelson Monteiro Responder

    Tenho mais de 24 anos e minha mãe paga um plano de saúde para mim. Sou dependente neste plano. Posso declarar esse valor pago por ela referente a meu plano? Caso sim, como devo declara?

  3. Marcos Duarte Responder

    Eu so quero saber quanto paguei para o Plano de saude em 2022 para declarar IMPOSTO DE RENDA 2022, OBRIGADO.

    • Morgana Moura

      Olá Marcos, bom dia. Tudo bem?

      Recomendamos que você entre direto em contato com a sua operadora.

      Caso sejas cliente Rota Seguros, pode solicitar o auxílio do nosso pós-vendas: (31) 3207-1665 ou WhatsApp (31) 99161-3185.

      Agradecemos seu comentário.

  4. LUIZ CARLOS VIEIRA Responder

    O Sindicato que sou associado encaminhou o demonstrativo de pagamentos do plano de saúde, constando o sindicato como “pessoa juridica beneficiaria” e constando o nome da operadora do plano de saúde (UNIMED). Qual deve constar na declaração, o sindicato ou a Unimed.
    Obrigado!

    • Nathan

      Olá, Luiz.
      Tudo bem?

      Como foi o sindicato que enviou para você o demonstrativo de pagamento, ele deve ser referente ao pagamento da sua taxa associativa ao próprio sindicato devido a contratação do plano. O demonstrativo do Plano de Saúde somente a Operadora em questão, no sue caso a UNIMED, pode lhe fornecer. São dois demonstrativos separados.

      Agradecemos o seu comentário.

  5. Layana Ribeiro Responder

    No informe de rendimento que a empresa me forneceu, tem um valor do plano de saúde descrito em informações complementares. No informe de rendimento que puxei direto do plano de saúde, tem outro valor diferente. Qual dos valores devo lançar? Ou devo lançar os dois valores?

    • Nathan

      Olá, bom dia.

      Caso sua empresa pague a sua mensalidade e você pague somente a coparticipação da utilização do plano, você deve incluir na sessão “Pagamentos Efetuados”, utilizando o código 26, e informar no campo “valor pago”, os valores pagos por você como coparticipação. Para esses casos, o campo “valor dedutível” não deverá ser preenchido.

      Agradecemos o seu comentário!

    • Mary Linhares

      Preciso do comprovante de pagamento do imposto de renda

    • Catharina Lustosa

      Olá Mary, boa tarde.

      Agradecemos pelo seu comentário!

      Para obter o informe de rendimentos do seu plano de saúde é bem simples. Visto que a maioria das operadoras fornece os informes direito em seu site, basta você acessar sua área de beneficiário e baixar o demonstrativo.

      Entretanto, em alguns casos, o cliente poderá entrar em contato pela Central de Atendimento e solicitar o envio do documento por e-mail.

      No caso de despesas com aparelhos dentários, aparelhos ortopédicos e próteses, é possível comprovar mediante receita médica que detalhe a necessidade desses itens. Nestes casos, é preciso também anexar a nota fiscal de compra em nome do paciente.

      Esperamos ter sanado a sua dúvida!

  6. SuPSousa Responder

    A empresa que trabalho paga parte do plano de saúde e no holerite vem o desconto da parte q eu contribuo com o plano de saúde. Preciso saber se devo incluir apenas o valor informado no informe de rendimento do plano ou se devo somar ao que é descontado no meu holerite pq pela soma que eu fiz os valores são diferentes (do que veio no informe) e do que é descontado durante o ano.

    • Nathan

      Olá, bom dia.

      Caso sua empresa pague a sua mensalidade e você pague somente a coparticipação da utilização do plano, você deve incluir na sessão “Pagamentos Efetuados”, utilizando o código 26, e informar no campo “valor pago”, os valores pagos por você como coparticipação. Para esses casos, o campo “valor dedutível” não deverá ser preenchido.

      Agradecemos o seu comentário!

  7. Alvaro Bueno Buoro Responder

    O informe IR do plano empresarial indica somente a parte que eles me reembolsaram, mas isso corresponde a uma fração do que eu gastei.
    Este valor não aparece no informe do plano , devo entrar com os gastos totais separadamente desta fração de reembolso ?
    e guardar os comprovantes?

    • Pietro Camargo

      Boa tarde,

      Você precisará declarar o que a operadora lhe pagou e especificar que foi com gastos médicos.
      Mas aconselhamos você solicitar auxilio ao seu contador.

      Obrigado pelo contato.

  8. Patticia Nonat Responder

    Meu filho, menor de idade, e marido são dependentes no meu plano de saúde na empresa em que trabalho. É descontado um valor mensal por cada um deles. Posso declara essa despesa como meus dependentes?

    • Pietro Camargo

      Boa tarde Patticia,

      Sim, Pode declarar essa despesa na declaração de seu IR, já que você custeia o valor.

      Agradecemos o seu comentário.

  9. Jose Ferreira Responder

    Bom dia
    Senhores

    Tenho um plano de saude junto Sindicato, eu pago uma porcentagem que eh descontado da minha folha de pagamento e a empresa paga mais porcentagem. Solicitei Informe pago no ano, porem a Siemaco que coordena o siatema informa que nao pode ser declarado, eh correto isso

    • Pietro Camargo

      Boa tarde Jose!

      Não é correto. A empresa tem que te fornecer.

      Agradecemos o seu comentário.

  10. Fernando Lopes Responder

    olá! eu e minha esposa fazemos declarações de ajuste do ir separadamente. o plano de saúde no qual ela é a titular tem os filhos como dependentes e eu também como dependente do plano dela. entendi que não posso informar como valor pago a parcela referente à minha parte do plano na declaração dela, apenas os filhos dependentes e ela titular.
    a minha pergunta é: posso declarar o valor pago referente à minha parte na minha declaração?

    • Pietro Camargo

      Boa Tarde Fernando.

      Não. Como é sua esposa que custeia a sua parte no plano de saúde, ela que pode informar essa parcela na declaração de IR, não você.
      Lembrando que, apesar de ela informar esse valor como dependente do plano de saúde, ela não pode te colocar como dependente na declaração de IR, já que fazem separadamente, senão teria que somar as rendas na declaração.

      Agradecemos o seu contato!

  11. deelzuita bandeira costa Responder

    bom dia estou precisando da despessa do plano de saude para declaracao do imposto de renda do sis urgente obrigado

  12. Valquiria Responder

    Eu pago o plano da minha mãe mas ela declara em separado. Esse valor pago por mim pode ser informado na declaração da minha mãe para dedução?

    • Rodrigo Otávio

      Valquíria,

      O boleto está em nome dela? Se a resposta for afirmativa, o plano de saúde deverá ser declarado no imposto de renda da sua mãe.

  13. Pedro Gonçalves Responder

    No caso do plano com coparticipação. Devo declarar o informe de rendimentos do inst. Seguridade Social ou do plano de Saude Geap ? Os valores são diferentes, plano de saude com valor superior.
    Obrigado.

    • Pietro Camargo

      Boa tarde Pedro,

      Obter o informe de rendimentos do seu plano de saúde é bastante simples. A maioria das operadoras fornecem os informes direito em seu site. Basta você acessar sua área de beneficiário e baixar o demonstrativo. Entretanto, em alguns casos, o cliente poderá entrar em contato pela Central de Atendimento e solicitar o envio do documento por e-mail.

      Agradecemos o seu contato.

    • Alana Tatiane

      Bom dia , tenho 26 anos meu pai paga meu plano de saúde, vem o desconto na folha ,nesse caso na hora de fazer a declaração pagamentos efetuados “plano de saúde ” tem q subtrair o meu valor, ou coloca o total no nome dele

    • Rodrigo Otávio

      Alana, boa tarde!

      Você é dependente do seu pai na declaração do imposto de renda? Caso positivo, poderá ser declarado as despesas com plano de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *