Os 5 sintomas do câncer de pele. Fique atento!

por | 18 abr 2022 | Dicas, Plano de Saúde | 0 Comentários

Reading Time: 4 minutes

Excesso de sol, falta de protetor solar ao longo da vida e irresponsabilidade com o cuidado da pele. Esses são alguns dos pilares primários que podem levar ao câncer de pele. A doença é grave e afeta grande parte da população mundial. Mas você sabe quais são os 5 sintomas do câncer de pele?

Antes de mais nada, é importante entender a gravidade da doença. De acordo com os números do Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre 2020 e 2022, acredita-se que quase 200 mil novos casos de câncer de pele serão diagnosticados. Sendo que 93 mil devem ser em homens e 94 mil em mulheres.

Os números são estimativas, mas baseados no levantamento realizado pelo instituto. Já que nos últimos anos, houve aumento significativo de novos casos. Isso porque, as pessoas têm ficado mais expostas ao sol, além do diagnóstico ter sido precoce.

Apesar do número alto de novos casos, o registro de morte é baixo e não ultrapassa 2 mil pessoas. Os levantamentos de óbitos são na maioria em idosos, que demoram a buscar tratamento médico e procuram o dermatologista no estado avançado da doença. 


Faça seu comentário no final da página com suas perguntas, sugestões, elogios ou feedback para melhorar o nosso conteúdo. Assim você colabora com outras pessoas que acessarem nosso blog.


  1. O diagnóstico do câncer de pele;
  2. Saiba quais são os sintomas do câncer de pele que merecem atenção;
  3. Como ocorre o tratamento?

 

O diagnóstico do câncer de pele

Outro grupo vulnerável e que endossa o caso de morte é de pacientes com sistema imunológico suprimido (quando o organismo não consegue ligar com ameaças externas). Um exemplo são pessoas transplantadas.

Desse modo, o ideal é que a pessoa procure atendimento dermatológico nos primeiros sinais de manchas na pele. Até porque, o tratamento precoce  é fundamental para o tratamento ideal do câncer de pele.

Por isso, em caso de qualquer sintoma diferente na pele, dores, aspecto de queimaduras ou pintas o ideal é procurar imediatamente um dermatologista. O médico vai realizar exames e indicar o tratamento ideal.

 

Saiba quais são os  sintomas do câncer de pele que merecem atenção:

 

      1.Pintas

Muitas pessoas têm sardas no rosto, ombros e braços. Na grande maioria dos casos, elas surgiram na infância e têm coloração amarronzada ou são pretas numa tonalidade mais clara.

Além disso, há a incidência de outras pintas que são conhecidas como “manchas de nascença” e outras que podem surgir ao longo da primeira infância. Contudo, qualquer mancha que aparece na vida adulta precisa ser investigada, principalmente aquelas com aspecto aveludado.

O dermatologista investigará a pinta. Portanto, qualquer alteração no tamanho, textura e cor devem ser diagnosticados pelo profissional. Na maioria dos casos, as pintas não geram prejuízos graves. Mas como já dizia o ditado: “Melhor prevenir do que remediar”, não é mesmo?

      2.Feridas

Algumas manchas surgem na pele e rapidamente se tornam feridas. Elas precisam de atenção redobrada e necessitam de avaliação médica. Até porque, elas podem ser um sinal claro de alerta de câncer de pele. 

Observe a cicatrização e a evolução da ferida. Procure o dermatologista o mais rápido possível e realize os exames com a finalidade de entender os motivos da ferida continuar aberta.

      3.Manchas 

O melanoma é o tipo mais grave de câncer de pele. Os casos recorrentes ocorrem quando as células responsáveis pela pigmentação da pele se tornam cancerígenas. Ele pode ocorrer de formas diferentes, como a partir do surgimento de uma mancha, pintas ou mudanças de aspectos das pré-existentes.

      4.Vermelhidão

Sua pele apareceu com um excesso de vermelhidão e você não sabe bem o motivo? Não espere que o aspecto desapareça. Procure imediatamente um dermatologista. O médico especialista fará um exame cauteloso, bem como realizará exames com a finalidade de realizar um diagnóstico.

      5.Coceira, excesso de sensibilidade na pele e dor

Esses sintomas podem sinalizar câncer de pele. O corpo sempre mostra de alguma forma que algo no organismo não está equilibrado. Por isso, é ideal entender esses sinais. Nesse sentido o autocuidado é fundamental.

 

Como ocorre o tratamento de câncer de pele?

O médico especialista te ajudará no diagnóstico precoce. Mas você é o único responsável pela saúde do seu corpo. Entenda os processos, busque ajuda médica logo nos primeiros sinais e/ou dúvidas. O atendimento rápido especializado pode salvar sua vida, além de proporcionar tratamento eficaz. 

Após o diagnóstico, o tratamento do câncer de pele é direcionado e pode ser realizado de diferentes formas. Isso dependerá do grau e do tumor diagnosticado. Na grande maioria dos casos, a cirurgia é o tratamento mais indicado.

Sendo que outros especialistas optam pela radioterapia e quimioterapia. Mas nos casos mais avançados e que apresentam metástase (quando o câncer já espalhou para outros órgãos) há a implementação de remédios para o tratamento. Isso traz grandes taxas de sucesso ao tratamento e à cura.


Visite um dermatologista e se previna de doenças graves!

Agora que você já sabe os sintomas do câncer de pele, o que acha de agendar uma consulta com o dermatologista e cuidar do seu corpo? Na Roga Seguros, você encontra consultores especialistas treinados com o direcionamento de oferecer produtos adequados para cada perfil. Confira!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotação On-line

Cotação On-line