Alimentos que previnem a queda de cabelo

por | 10 ago 2022 | Dicas, Outros Assuntos, Saúde | 0 Comentários

Reading Time: 4 minutes

Muitas pessoas relatam incômodo constante com a queda de cabelos. O problema causa baixa na autoestima e tem reflexos diretos no cotidiano de uma pessoa. Em muitas situações, a busca é por medicações ou receitas caseiras. Mas você sabe que existem alimentos que previnem a queda de cabelo?


Quais os principais motivos da queda de cabelos?
Atendimento médico e cuidado com a queda de cabelos

O que fazer para prevenir a queda de cabelos?


 

Em muitos casos há alterações estéticas do couro cabeludo e isso afeta a autoestima do paciente de ambos os sexos. Mas as causas são inúmeras e podem afetar pessoas de diferentes formas. 

Desse modo, não existe uma regra estabelecida quanto à causa da queda de cabelo. Dentro do contexto geral, na queda de cabelo se destaca o estresse, desnutrição, doenças associadas e desequilíbrios hormonais são causas diagnosticadas. 

Sendo que segundo especialistas, a alopecia androgenética é caracterizada como a perda de cabelo que ocorre com maior frequência em homens do que em mulheres. Nesse contexto, muitos fatores podem estar envolvidos e causar a perda de cabelos.

Alimentos que previnem a queda de cabelo

Quais os principais motivos da queda de cabelos?

Apesar da motivação não ser totalmente rastreável, alguns problemas podem levar à queda, por exemplo: hereditariedade, uso de anabolizantes, processos inflamatórios, uso de medicamentos, fatores ambientais, fatores hormonais, estresse físico ou emocional, obesidade, tabagismo e idade. 

No caso das mulheres, a alopecia androgenética é também chamada de calvície feminina ou queda de cabelo hormonal difusa. Esta alteração é determinada geneticamente e pode sofrer influência dos hormônios androgênicos que podem acometer mulheres a partir dos 50 anos. 

De acordo com muitos relatos, a constatação mostra que é comum que ocorra alterações e, consequentemente, quedas de cabelos durante ou após a gravidez, menopausa e durante o uso de anabolizantes. Tanto que durante o puerpério, mulheres procuram atendimento dermatológicos em busca de solucionar o problema. 

Alimentos que previnem a queda de cabelo

Atendimento médico e cuidado com a queda de cabelos

A busca de entendimento realizado por um médico é importante para entender qual o motivo da alopecia e das quedas constantes do cabelo. Tanto que muitos especialistas recomendam evitar o termo androgenética para esse tipo de alopecia e indicam exames detalhados para entender os reais motivos da queda constante de cabelo. 

Em relação ao tratamento, a medicação finasterida é um fármaco que pode falhar em prevenir a progressão de queda de cabelos em mulheres. Visto que o aumento dos níveis circulantes de andrógenos pode não estar envolvido. Por isso, é essencial que o diagnóstico correto seja feito por um médico especialista.

É importante salientar que, independentemente da etiologia, a alteração do folículo capilar em homens e mulheres parece ser a mesma. Embora a alteração entre as células não seja identificada com simplicidade, existem mais relatos de quedas de cabelo em homens do que em mulheres.

Alimentos que previnem a queda de cabelo

O que fazer para prevenir a queda de cabelos?

Apesar de não haver consenso quando o assunto é a queda de cabelos, os pesquisadores e médicos compartilham de opinião unânime quanto aos benefícios da alimentação para o equilíbrio do organismo. E não é para menos. Uma vida saudável previne doenças e quanto a isso não há controvérsias. 

Desse modo, é fundamental priorizar o consumo de alimentos com concentração de proteínas, peixes, ovos, frutas, carne vermelha, vegetais verde-escuros, entre outros. É importante estabelecer uma dieta balanceada com foco anti-inflamatório.

Além disso, a dieta balanceada contribui imensamente para o processo antioxidante do corpo, o que ajuda a fortalecer os fios e prevenir a queda de cabelos. Então, conheça 7 alimentos que te ajudarão a prevenir a queda do cabelo:

 

1 – Peixe 

Rico em ômega 3 os peixes são ideais para quem busca dieta equilibrada. Já que eles são ricos em selênio e vitamina B.

2 – Ovos

O ovo ajuda na produção natural de queratina e preserva a forma dos fios. Ele é rico em biotina, selênio e zinco com ação direta. 

3 – Cenoura

As cenouras são ricas em vitaminas A e E e, por isso, ajudam diretamente na prevenção da queda de cabelos. A concentração de vitaminas aumenta a circulação de sangue no couro cabeludo e conta com elementos antioxidantes.

4 – Frutas vermelhas

As frutas vermelhas, além de deliciosas, são ideais para o processo antioxidante do organismo. Assim, contribui para eliminação de radicais livres que causam enfraquecimento dos fios.

5 – Arroz com feijão

Essa maravilha da culinária é uma combinação rica em aminoácidos e dão origem ao colágeno e queratinas. Esses elementos têm ação direta nos fios e contribuem para fortalecer o cabelo das quedas.

6 – Vinagre de maçã 

O vinagre de maçã é versátil e conta com concentração de vitaminas que são essenciais para a saúde do couro cabeludo. As vitaminas B e C têm presença no vinagre e ele pode ser usado para esfoliar o couro cabeludo, contribuindo para a formação de caspas que contribuem para a queda de cabelos. 

7 – Sucos 

Os sucos de cenoura, couve, laranja, maçã, entre outros, podem ser a solução para quem tem dificuldade de comer esses alimentos in natura. O que não pode é encontrar desculpas para não se alimentar bem.

homem careca com mão na cabeça

Anotou os alimentos que podem te ajudar na prevenção da queda de cabelos? Então, o que acha de agora buscar um médico dermatologista para checar a saúde dos seus fios e realizar um check-up com a finalidade de detectar doenças e realizar a prevenção.

Na Rota Seguros, você encontra o plano de saúde ideal para você e seus familiares. Priore sua saúde e encontre soluções para a queda de cabelos. 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotação On-line

Cotação On-line